AVALIAÇÃO DO POTENCIAL CARCINOGÊNICO DO OXALATO DE ESCITALOPRAM EM DROSOPHILA MELANOGASTER
DOI:
https://doi.org/10.51161/integrar/rems/4413Palavras-chave:
Antidepressivos, S-didesmetilcitalopram, Inibidor seletivo da recaptação da serotonina, Teste de Tumor EpitelialResumo
Introdução: A descoberta de drogas antidepressivas no final da década de 1950 suscitou importantes avanços na compreensão dos mecanis-mos envolvidos nos transtornos depressivos, assim como possibilidades de tratamento farmacológico. Entre os fármacos mais utilizados no tratamento da ansiedade e outros transtornos está o oxalato de escitalopram, o qual é um inibidor da recaptação seletiva da serotonina. Fármacos utilizados no trata-mento prolongado da depressão, podem causar danos ao DNA devido à for-mação de radicais livres. Objetivo: Assim, o objetivo do presente trabalho foi avaliar os potenciais tóxico e carcinogênico do oxalato de escitalopram por meio do Teste para a Detecção de Clones de Tumor Epitelial (ETT) em Drosophila melanogaster. Metodologia: Foram utilizadas duas linhagens de D. melanogaster wts (fê-meas virgens) e mwh (machos). As larvas de terceiro estágio (72 + 4h) obti-das deste cruzamento foram tratadas com diferentes concentrações do oxa-lato de escitalopram (0,875; 1,75 ou 3,5 mg/mL). Resultados e Discussão: Não houve toxicidade associada a nenhuma das concentrações utilizadas, porém houve aumento significativo na frequência de tumores nos indivíduos tratados com 1,75 e 3,5 mg/mL. A conversão do oxalato de escitalopram em S-desmetilcitalopram e S-didesmetilcitalopram pode estar associada ao dano no DNA e ao aumento na frequência de tumores epiteliais. Os efeitos adversos do oxalato de escitalopram parecem estar ligados ao desenvolvi-mento de tumores em diferentes organismos. Conclusão: Diante do acima exposto, e de acordo com as condições experimentais utilizadas, sugere-se que mais estudos sejam realizados para melhor caracterizar os tipos de danos causados por esses fármacos ao DNA e sua relação com o desenvolvimento de tumores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Multidisciplinar em Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.