USO DE VENLAFAXINA NO TRATAMENTO DE DOR NEUROPÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.51161/integrar/rems/4128Palavras-chave:
Dor neuropática, Tratamento, VenlafaxinaResumo
Introdução: A dor neuropática é uma patologia de difícil tratamento, caracteriza-se por ser uma dor com etiologia variada, onde ocorre uma lesão ou disfunção do sistema somatossensorial, fazendo com que ocorra uma transmissão e percepção contínua de dor. Nesse contexto, o uso da venlafaxina vem sendo estudado, sendo que o fármaco é utilizado como tratamento de segunda linha para pacientes em que a terapêutica convencional não é indicada. Objetivo: Diante disso, o objetivo geral do trabalho foi demonstrar o uso clínico da venlafaxina no tratamento da dor neuropática. Metodologia: Para isso, utilizou-se como metodologia a revisão de literatura, por meio da coleta de dados em bases como Scielo, Lilacs e Google Acadêmico. Resultados e Discussão: Os principais resultados obtidos com a pesquisa foram que a venlafaxina comparada com outros fármacos utilizados na terapêutica padronizada, como carbamazepina e pregabalina, apresentou redução da dor, porém em menor escala que a pregabalina e mesmo grau que a carbamazepina, seu mecanismo de ação não está elucidado, porém por ser um antidepressivo inibidor da recaptação de serotonina e noradrenalina acredita-se que o fármaco aumente a concentração destes neurotransmissores na fenda sináptica do neurônio inibitório, reduzindo a transmissão da dor. Conclusão: A venlafaxina demonstrou na maioria dos estudos abordados resultados positivos na diminuição da dor neuropática, mesmo apresentando potencial analgésico menor em comparação aos fármacos atualmente utilizados é uma opção para casos especiais onde a terapia convencional não é segura, podendo vir a complementar o atual Protocolo Clínicos e Diretrizes Terapêuticas de Dor Crônica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar em Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.