EFICÁCIA DA LASERTERAPIA DE BAIXA INTENSIDADE NA PREVENÇÃO DE COMPLICAÇÕES PERIFÉRICAS DO DIABETES MELLITUS: ESTUDO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/20958Palavras-chave:
Terapia a Laser, Diabetes Mellitus, Prevenção de DoençasResumo
INTRODUÇÃO: O Diabetes Mellitus trata-se de uma doença metabólica crônica, que a longo prazo leva ao surgimento de complicações agudas e crônicas, dentre elas a neuropatia diabética, causadora de prejuízo na sensibilidade tátil e dolorosa. Neste contexto, a laserterapia de baixa intensidade revelou-se benéfica para regeneração neuronal e controle da dor. OBJETIVO: avaliar a eficácia de TLBI e ILBI nos aspectos quanto à sensibilidade tátil, dolorosa e térmica em pés de pacientes diabéticos. MÉTODOS: Estudo de caso realizado com uma paciente de 58 anos, sexo feminino, atendida no ambulatório de feridas universitário, apresentando neuropatia diabética e lesão no pé esquerdo. Realizou-se 12 sessões de laserterapia TLBI no 1º, 3º e 5º metatarso, 1º e 3º tarso e região dorsal do pé direito, também utilizou-se ILIB por 20 minutos, em intervalos de 48 horas. A eficácia do protocolo foi avaliada através da escala visual analógica de dor (EVA), teste do palito rombo para sensibilidade dolorosa, teste de sensibilidade térmica quente e frio e tátil com monofilamento. RESULTADOS: Na avaliação inicial, a paciente referiu valor 10 na EVA, sensibilidade dolorosa não preservada, não conseguiu distinguir a temperatura quente e fria, além de alteração na sensibilidade tátil com monofilamento. No entanto, na avaliação final a paciente apresentou valor 0 na EVA, sensibilidade dolorosa preservada, distinguiu a temperatura quente e fria e sensibilidade tátil preservada. CONCLUSÃO: A laserterapia de baixa intensidade mostrou-se eficaz e vantajosa na redução da dor neuropática e melhora da sensibilidade tátil e dolorosa do pé, além de proporcionar o retorno da sensibilidade protetora do membro inferior, com resultado significativo na qualidade de vida da paciente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.