FREQUÊNCIA CARDÍACA DO TESTE DO DEGRAU DE 6 MINUTOS PARA PRESCREVER EXERCÍCIO
ANÁLISE PRELIMINAR
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/20932Palavras-chave:
Frequência cardíaca, Teste de Degrau, Doenças do Sistema RespiratórioResumo
INTRODUÇÃO: A frequência cardíaca (FC) é um parâmetro comumente utilizado para a prescrição de exercício. Para isso, idealmente deve-se coletar a FC máxima (FCmáx) de um teste incremental máximo. Alternativamente, a FCmáx pode ser estimada através de fórmulas ou testes de campo, como o teste do degrau de 6 minutos (TD6min). OBJETIVO: Comparar mensurações de FC do TD6min com a FCmáx estimada por fórmulas em indivíduos com condições de saúde respiratórias crônicas. MÉTODOS: Análise transversal com dados obtidos da avaliação pré-reabilitação de um projeto de extensão de uma universidade pública oferecido a indivíduos com condições de saúde respiratórias crônicas. O TD6min foi realizado duas vezes e foi utilizado para análise o teste com melhor desempenho alcançado. A partir desse teste foi coletada a FC pico e final. Valores de FCmáx estimada foram obtidos através das seguintes fórmulas: 220 - idade; 208 - (0,7 x idade), e; 210 - (0,65 x idade). RESULTADOS: Foram incluídos 11 indivíduos, com idade média de 55 ± 16 anos, 55% do sexo feminino e 46% com doença pulmonar obstrutiva crônica. Observou-se que os valores de FC durante o TD6min foram inferiores aos estimados pelas fórmulas. Contudo, o valor que mais se aproximou foi o da FC pico. DISCUSSÃO E CONCLUSÃO: Os valores de FC obtidos de um teste de campo (TD6min) foram inferiores aos valores de FCmáx estimados por fórmulas nos indivíduos com condições de saúde respiratórias crônicas. Contudo, a FC pico do TD6min foi o valor que mais se aproximou e que pode ter maior potencial para a prescrição de exercício.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.