WHODAS 2.0 PARA AVALIAR A INCAPACIDADE DE PESSOAS COM CONDIÇÕES DE SAÚDE RESPIRATÓRIAS: ANÁLISE DE CARACTERÍSTICAS ASSOCIADAS
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/21749Palavras-chave:
Doenças Respiratórias, Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde, Qualidade de VidaResumo
INTRODUÇÃO: Indivíduos com condições de saúde respiratórias crônicas apresentam comprometimentos que levam a incapacidade, a qual pode ser avaliada com o World Health Organization Disability Assessment Schedule (WHODAS) 2.0. Desconhecem-se as características associadas à incapacidade avaliada por esse instrumento nas condições respiratórias crônicas. OBJETIVO: Examinar as potenciais características associadas à incapacidade de pessoas com condições de saúde respiratórias crônicas. MÉTODOS: Estudo transversal realizado com indivíduos com condições respiratórias crônicas avaliados para participar de um programa de reabilitação com exercícios. Foram coletadas da avaliação basal: características gerais, incapacidade (WHODAS 2.0 de 12 questões, com pontuação total variando de 0 a 100), capacidade funcional de exercício (teste do degrau de 6 minutos – TD6min), e qualidade de vida relacionada à saúde (Saint George's Respiratory Questionnaire - SGRQ, com sua pontuação variando de 0 a 100). RESULTADOS: Foram incluídos 42 participantes, com idade média 53 ± 18 anos, 67% do sexo feminino, possuindo em sua maioria caracterização de condição pós-COVID-19 (43%). Observou-se uma correlação significante apenas entre o WHODAS 2.0 e domínio impacto (r=0,32; p= 0,01) e com a pontuação total (r=0,37; p= 0,01) do SGRQ. Não houve correlação significativa entre as demais características e o WHODAS 2.0. CONCLUSÃO: Os resultados sugerem que a avaliação da incapacidade com o WHODAS 2.0 se correlaciona com a qualidade de vida relacionada à saúde em indivíduos com condições respiratórias crônicas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.