AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DE ADOLESCENTES COM SOBREPESO/OBESIDADE EM UMA INTERVENÇÃO MULTIDISCIPLINAR
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/21968Palavras-chave:
Obesidade infantil, Qualidade de vida, AdolescentesResumo
INTRODUÇÃO: A obesidade é uma doença crônica degenerativa, de etiologia multifatorial, caracterizada pelo acúmulo de gordura no corpo. Adolescentes com sobrepeso/obesidade relatam percepção da qualidade de vida semelhante ao encontrado em adolescentes com câncer. OBJETIVO: Avaliar e comparar a qualidade de vida, segundo o sexo, de adolescentes com sobrepeso e obesidade, participantes de um tratamento multidisciplinar para obesidade. MÉTODOS: Os critérios de elegibilidade foram: diagnóstico de sobrepeso/obesidade, idade de 13 a 17 anos e estágio maturacional púbere ou pós púberes. O recrutamento dos adolescentes ocorreu, de janeiro a março de 2023, pelas mídias sociais, tv e programas de rádio local, na cidade de Petrolina-PE. A qualidade de vida foi avaliada por meio do Pediatric Quality of Life Inventory TM 4.0 (PedsQL). Utilizou-se a estatística descritiva (média ± desvio padrão) e o teste de t de Student. RESULTADOS: Os adolescentes com obesidade/sobrepeso apresentaram em média um peso de 98,8 (±21,4) kg. A Qualidade de Vida Relacionada a Saúde apresentou maior pontuação nas dimensões físicas 73,6(±12,6) e menor pontuação nas dimensões emocionais 53,4(±16,4). A comparação entre os sexos apresentou uma média de idade de 14,5(±1,6) anos para as meninas e 13,9(±1,1) anos para os meninos. O peso médio foi de 92,6(±15,2) kg para as meninas e 107,0(±25,7) kg para os meninos. Os resultados para a Qualidade de Vida Relacionada a Saúde apresentaram médias de 63,5(±10,7) para as meninas e 70,2(±10,8) para os meninos. CONCLUSÃO: O escore médio da qualidade de vida relacionada à saúde foi de 66,4 pontos e os meninos apresentaram melhor qualidade de vida geral e na dimensão psicossocial se comparados às meninas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.