AVALIAÇÃO DA PRESSÃO ARTERIAL EM INDIVÍDUOS COM CONDIÇÕES DE SAÚDE RESPIRATÓRIAS CRÔNICAS
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/20919Palavras-chave:
Doenças respiratórias crônicas, Exercício físico, Pressão arterialResumo
INTRODUÇÃO: A prática de exercício físico é recomendada para doenças respiratórias crônicas, porém deve ser realizada uma avaliação cautelosa principalmente de parâmetros cardiovasculares. OBJETIVO: Avaliar a pressão arterial (PA) de forma detalhada em indivíduos com condições de saúde respiratórias crônicas. MÉTODOS: Estudo transversal em indivíduos com condições respiratórias crônicas avaliados para participar de um programa de reabilitação com exercícios físicos. Foram avaliadas característica sociodemográficas, antropométricas e clínicas, além da PA no repouso (nos dois braços simultaneamente e pelo menos três vezes) e da presença de hipotensão ortostática (PA após cinco minutos na posição supina, e após um e três minutos de pé). RESULTADOS: Foram avaliados 42 indivíduos, sendo 28 (67%) mulheres, com idade média de 53 ± 18 anos, e a condição de saúde mais prevalente foi a condição pós-COVID-19, em 16 (38%) indivíduos. Dos participantes avaliados, 85% alcançaram resultados de PA reprodutíveis com três medidas, apenas na comparação da PA diastólica do braço D entre a penúltima e última medida foi observada diferença estatisticamente significante. Em relação à hipotensão ortostática, apenas um indivíduo (3%) apresentou redução significativa na PA sistólica (≥20 mmHg). CONCLUSÃO: Conclui-se que resultados reprodutíveis da PA são alcançados para a maioria dos indivíduos com condições respiratórias crônicas com apenas três medidas. Além disso, a presença de hipotensão ortostática não foi um achado frequente. Esses achados sugerem a segurança da prática de exercícios físicos nessa população.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.