PADRÃO DOS LANCHES ESCOLARES E SUA RELAÇÃO COM DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Anne Rafaele da Silva Marinho
  • Dayane Dayse de Melo Costa
  • Regilda Saraiva dos Reis Moreira Araújo

DOI:

https://doi.org/10.51161/conais2023/22886

Palavras-chave:

lanches, crianças, doenças não transmissíveis

Resumo

INTRODUÇÃO: Estudos mostram que as refeições escolares são muitas vezes compostas
essencialmente por alimentos nutricionalmente deficientes de nutrientes. O aumento crescente da
obesidade e outras DCNTs infantil pode ser explicado pelo aumento do consumo de produtos
processados. OBJETIVO: Analisar a qualidade dos lanches escolares e sua relação com o DCNTs
em crianças, conforme a literatura. MÉTODOS: Estudo de revisão integrativa nas bases de dados
Pubmed e BVS, que se consta com resumo e texto completo disponível online nas bases de dados
selecionadas, artigos publicados em português e inglês, compreendido no período de junho a julho de
2023. RESULTADOS: Foram encontrados 145 artigos em análise inicial de títulos, em segunda
análise, 90 foram excluídos, os quais não atenderam ao objetivo do estudo, sendo selecionados 5
artigos para condução do trabalho. A maioria dos estudos apresentaram que o consumo de alimentos
não saudáveis na merenda escolar pode acarretar no desenvolvimento de DCNTs, em sua maioria a
associação foi para sobrepeso e obesidade, que por sua vez pode levar ao desenvolvimento de outras
doenças. CONCLUSÃO: O sobrepeso e a obesidade se configuram como um problema mundial que
requer intervenções urgentes por parte dos sistemas de saúde e da sociedade, através de políticas
públicas que tenha como alvo as crianças e as mudanças dos padrões alimentares para se evitar
possíveis doenças crônicas não transmissíveis no futuro.

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Publicado

2023-09-22

Como Citar

Marinho, A. R. da S., Costa, D. D. de M., & Araújo, R. S. dos R. M. . (2023). PADRÃO DOS LANCHES ESCOLARES E SUA RELAÇÃO COM DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Multidisciplinar Em Saúde, 4(3), 202–207. https://doi.org/10.51161/conais2023/22886

Edição

Seção

IV Congresso Nacional de Inovações em Saúde