EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO CUIDADO DOMICILIAR A CRIANÇAS E ADOLESCENTES TRAQUEOSTOMIZADOS: REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/20985Palavras-chave:
Traqueostomia, Educação em saúde, CriançaResumo
INTRODUÇÃO: O cuidado domiciliar a crianças e adolescentes traqueostomizados é um desafio complexo que envolve não apenas questões médicas, mas também aspectos emocionais, sociais e educacionais. Para garantir a qualidade de vida desses pacientes, é essencial que seus familiares e profissionais de saúde tenham acesso a informações precisas e atualizadas sobre as melhores práticas e recomendações clínicas para o cuidado domiciliar. OBJETIVO: Apresentar brevemente as principais evidências sobre cuidados domiciliares com crianças e adolescentes traqueostomizados, bem como as principais dificuldades dos familiares e profissionais de saúde em cuidar desses públicos. MÉTODOS: Trata-se de revisão não sistemática (revisão integrativa) da literatura. A pesquisa foi realizada nas seguintes bases de dados online: Scielo, Lilacs e PubMed, incluindo publicações no período de 2012 a 2022, nos idiomas em inglês, português ou espanhol, na modalidade de artigos originais completos. RESULTADOS: Foram identificados 2.458 artigos após busca nas bases de dados, sendo SCIELO (38 artigos), PUBMED (2.401 artigos), LILACS (19 artigos). A partir do cumprimento dos critérios de inclusão e exclusão, permaneceram os artigos selecionados e encontrados nas respectivas bases de dados elencadas para o estudo, totalizando uma amostra de seis artigos. DISCUSSÃO: Os seis estudos incluídos abordam diferentes aspectos relacionados aos cuidados domiciliares com crianças e adolescentes traqueostomizados. Eles apresentam informações sobre as principais complicações associadas à traqueostomia, as melhores práticas para o manejo de crianças com traqueostomias, as orientações para a higiene e a manutenção do dispositivo, as estratégias para a alimentação e a hidratação dessas crianças, entre outros temas relevantes para o cuidado desses pacientes. CONCLUSÃO: Dessa forma, concluímos que existem lacunas importantes na assistência a crianças com traqueostomias, e a revisão fornece uma base sólida para a criação de um material educativo acessível e didático para orientar familiares, cuidadores e profissionais de saúde sobre os cuidados necessários para evitar possíveis complicações.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.