AVALIAÇÃO DO EFEITO PROTETOR A PARTIR DA INGESTÃO DO EXTRATO DE HIBISCUS SABDARIFFA (VINAGREIRA) NA HEPATOPATIA GORDUROSA NÃO ALCOÓLICA
UMA REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/21960Palavras-chave:
Hibiscus sabdariff, Fitoterapia, Hepatopatia gordurosa não alcoólicaResumo
INTRODUÇÃO: A doença hepática gordurosa não alcoólica (NAFLD) é uma sindrome metabólica e provoca o aumento no acúmulo de lipídios deste órgão em indivíduos que não consomem álcool. Há relações muito frequentes entre a NAFLD e outras doenças como a obesidade, dislipidemia e resistência à insulina. A vinagreira (Hibiscus sabdariffa), é uma planta que possui estudos que comprovaram sua riqueza em polifenóis, flavonoides e antocianinas, além de seus efeitos terapêuticos relatados, como uma alternativa terapêutica adequada para quadros de NAFLD. OBJETIVO: Avaliar o potencial protetor do extrato do Hibiscus sabdariffa prevenindo a NAFLD e reduzindo seus efeitos. MÉTODOS: Foi realizada a pesquisa nos bases de dados: Embase, Pubmed, BVS, Cochrane Trials. Com os descritores: “Hibiscus sabdariffa” e “non-alcoholic fatty liver disease”, mas para este, também foi utilizado seus termos alternativos, com o uso dos operadores booleanos “AND” e “OR”. O critério de inclusão foi artigos no idioma inglês, disponíveis completos e no período de tempo entre 2011 a 2023. Como critérios de exclusão, foram artigos não relacionados ao tema, repetidos e revisão de literatura. RESULTADOS: Nos estudos observou-se: efeito anti-obesidade e redução dos níveis dos ácidos graxos. Nos dois estudos in vivo, com a ingestão do extrato aquoso H. sabdariffac, observou-se o aumento da atividade oxidante, redução das alterações histológicas hepáticas e da dislipidemia, ademais um deles melhorou a resistência à insulina. Outro estudo concluiu que a cápsula da H. sabdariffa promoveu um aumento da capacidade antioxidante total sérica. CONCLUSÃO: Dessa forma, notou-se que a H. sabdariffa possui efeitos benéficos na hepatopatia gordurosa não alcoólica, entretanto, mais estudos são necessários para elucidar seu mecanismo de ação e sua dose diária recomendada.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.