Prevalência de Cárie e fatores associados em crianças com dentição decídua em um município do interior de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.51161/integrar/rems/4421Palavras-chave:
Crianças, Cárie dentária, Fatores sociodemográficosResumo
O objetivo foi determinar a prevalência de cárie e os fatores associados de crianças pré-escolares. O presente estudo de tipo transversal, teve como população alvo crianças com dentição decídua entre 2 e 6 anos de duas creches municipais de Governador Valadares. Para formar parte da amostra os pais ou responsáveis assinaram um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (CEP nº 2.740.143). Dois examinadores foram treinados para o exame clinico utilizando o índice ceo-d. Um questionário baseado na literatura e previamente testado, incluiu informações sociodemográficas e comportamentais e foi aplicado nas mães. A análise estatística foi descritiva e inferencial bivariada usando teste de Qui-quadrado, Fisher e/ou de tendência linear. Participaram do estudo 97 crianças. A maioria das crianças eram do sexo feminino (53,6%), tinham 5 e 6 anos de idade (42,6%), cor de pele preta/parda (60.4%) e eram de famílias com renda inferior a 1 salário mínimo (56,5%). A experiência de cárie foi 26,6%. Dentes cariados foram observados em 24,1% das crianças. A maior prevalência de cárie esteve associada a idade e a overjet maxilar (p<0,0001). A prevalência de cárie e de dentes cariados na dentição decídua foi alta, estando associada à maior idade e overjet maxilar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Multidisciplinar em Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.