FATORES AMBIENTAIS NO DESENVOLVIMENTO DO LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO
UMA REVISÃO NARRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.51161/integrar/rems/3664Palavras-chave:
Lúpus eritematoso sistêmico, Exposição ambiental, Raios Ultravioleta, Vitamina D, Hormônios, Tabagismo, Consumo de bebida alcoólicaResumo
Introdução: O lúpus eritematoso sistêmico (LES) é uma doença inflamatória crônica, multissistêmica, de natureza auto-imune, caracterizada pela presença de diversos auto-anticorpos. De etiologia não completamente elucidada, o desenvolvimento da doença está associado a predisposição genética e fatores ambientais. Objetivos: Analisar a influência da exposição ambientais no desenvolvimento do LES. Material e métodos: Trata-se de revisão narrativa sobre fatores de riscos ambientais relacionados com o desenvolvimento do LES através de um levantamento bibliográfico mediante consulta eletrônica nas bases de dados de dados: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Scientific Electronic Library on Line (Scielo), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Pubmed. Ao todo, 40 artigos relevantes foram selecionados, possibilitando a discussão sobre o assunto. Resultados: Existem evidências que sugerem a relação do tabagismo, sílica e fatores hormonais na patogênese do LES. Outros estudos apontam que o consumo de álcool e risco de LES apresentam resultados conflitantes. Outros fatores como raios ultravioleta e o vitamina D também foram relacionados Conclusão: Pesquisas adicionais permitirão uma compreensão completa dos fatores ambientais que possam levar a intervenções de prevenção para a LES afim de minimizar os riscos e possibilitar melhor qualidade de vida para os pacientes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar em Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.