EXPERIÊNCIA DE USO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS E FATORES ASSOCIADOS A DEPRESSÃO E ANSIEDADE ENTRE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM
DOI:
https://doi.org/10.51161/integrar/rems/4149Palavras-chave:
Estudante de Enfermagem, Substâncias Psicoativas, Tabagismo, Saúde Mental, Hipnóticos e SedativosResumo
Introdução: O uso de substâncias psicoativas afeta a saúde dos indivíduos de diversas formas, principalmente a saúde mental. Objetivo: Traçar o perfil sociodemográfico, descrever o padrão de consumo de substâncias psicoativas (SPA’s) e investigar os fatores de depressão e ansiedade entre acadêmicos de enfermagem de um centro universitário. Material e Métodos: Estudo transversal, descritivo, de abordagem quantitativa, realizado com 196 acadêmicos de enfermagem, de ambos os sexos. Foram utilizados o questionário sociodemográfico, o ASSIST para avaliar o padrão de consumo de SPA’s e a Escala HADS para avaliar o nível de ansiedade e depressão. Para análise dos dados utilizou-se o programa SPSS Statistics 23.0 e o Coeficiente de Correlação de Spearman. Resultados: Quanto ao perfil dos estudantes foi identificado predominância de adultos jovens (73,3%), do sexo feminino (80,61%) e se declararam pardo 50%. No que diz respeito ao uso de álcool e outras drogas, verificou-se que o álcool (78%), tabaco (32%) e maconha (31%) foram as Substâncias Psicoativas mais consumidas. Ademais, verificou-se correlação estatisticamente significativa (p <0,05), porém fraca entre as seguintes variáveis: “Dependência ao tabaco” e “Ansiedade” (r = 0,151), “Uso de bebidas alcoólicas nos últimos três meses” e “Ansiedade” (r =0,149), “Uso de hipnóticos/sedativos nos últimos três meses” e “ansiedade” (r =0,226) e, por fim entre as variáveis “dependência de hipnóticos/sedativos” e “ansiedade” (r = 0,176). Conclusão: A pesquisa revelou que o álcool é a substância psicoativa mais consumida, refletindo o padrão de consumo nacional. Isso destaca a necessidade de uma abordagem pedagógica voltada para a população acadêmica, pois os indicadores de ansiedade, depressão, uso de álcool e outras drogas podem estar associados às práticas acadêmicas ou surgir delas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar em Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.