MUSICOTERAPIA NA PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL DA PESSOA IDOSA EM UM CENTRO DE CONVIVÊNCIA DO MUNICÍPIO DE PESQUEIRA-PE
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/23021Palavras-chave:
Saúde da pessoa idosa, Saúde mental, MusicoterapiaResumo
INTRODUÇÃO: A pandemia impactou de forma muito expressiva no contexto da saúde mental da pessoa idosa, e a adoção de atividades lúdicas, a exemplo da musicoterapia, pode contribuir positivamente para a adaptação desse público a essa nova realidade, além de possibilitar a adoção de hábitos saudáveis. OBJETIVO: O presente trabalho teve como objetivo relatar a experiência da utilização da musicoterapia como atividade lúdica para os idosos usuários do Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCPI) para a promoção da saúde mental. MÉTODOS: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, sendo produto de um projeto de extensão intitulado: “Impactos da pandemia na saúde mental dos idosos no centro de convivência da pessoa idosa em Pesqueira-PE”, desenvolvido por discentes do curso bacharelado em enfermagem do IFPE Campus Pesqueira-PE, voltado para a promoção da saúde mental das pessoas idosas através da musicoterapia no período pós pandemia do COVID-19. RESULTADOS: Os resultados mostraram um aumento da interação social entre os próprios usuários através de dinâmicas envolvendo sessões de musicoterapia como aulas de violão e karaokê. Além do incentivo à realização de práticas educativas no CCPI para a melhoria do bem-estar mental dos idosos, proporcionou grande crescimento acadêmico e profissional aos discentes envolvidos no projeto. CONCLUSÃO: Concluiu-se a importância da musicoterapia como uma ferramenta poderosa no que diz respeito ao bem-estar e a saúde mental da pessoa idosa. Incentiva que novas intervenções inovadoras e de baixo custo sejam exploradas, o projeto proporcionou crescimento acadêmico e profissional dos discentes envolvidos
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.