A CONFERÊNCIA DE SAÚDE MENTAL DE ACARAÚ RUMO À GARANTIA DO CUIDADO EM LIBERDADE E AVANÇOS DA REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL – RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/20803Palavras-chave:
Conferências de Saúde, Serviços de Saúde Mental, Saúde mentalResumo
INTRODUÇÃO: As conferências de Saúde Mental, partem de um movimento consolidado resultante do processo de democratização do Estado, que ocorre no âmbito municipal, estadual e nacional, contribuindo para a elaboração de uma política de saúde mental, álcool e outras drogas. O relato, ora apresentado, trata-se da relevância e dos impactos ocorridos a partir da realização da 1ª Conferência de Saúde Mental do município de Acaraú - Ceará. OBJETIVO: Descrever a experiência de profissionais da área da saúde envolvidos na realização da conferência municipal de saúde mental. MÉTODOS: Este resumo consiste em um relato de experiência de natureza qualitativa e de caráter descritivo. Esse relato foi construído por parte dos profissionais envolvidos na organização da conferência que ocorreu no período de março a maio de 2022 em Acaraú/CE, a partir de materiais descritivos e observacionais, do documento orientador da conferência nacional, regimento, documento cerimonial e relatório final da Conferência Municipal. RESULTADOS: Foram abordadas temáticas acerca da construção do cuidado em saúde mental, bem como, o fortalecimento do compromisso ético-técnico-político com o SUS, ressaltando o cuidado em liberdade e o movimento da luta antimanicomial. Seguindo nessa perspectiva, foi evidenciado coletivamente que os desafios das práticas de cuidado em saúde mental requerem uma rede de atenção psicossocial fortalecida, articulada e colaborativa em consonância com a multidimensionalidade das necessidades das pessoas, precisando de análise e de construção de proposições na perspectiva de retomar e avançar o processo da Reforma Psiquiátrica Brasileira. CONCLUSÃO: A partir da participação da conferência, os profissionais envolvidos na construção do presente relato dessa experiência, evidenciam a importância da sistematização enquanto articulação teórico-prático, assim como a sua possível apresentação e publicação, para a continuidade dessas discussões e debates acerca do assunto, com ênfase nas conquistas possíveis para o nível municipal no âmbito da saúde mental.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.