FITOTERAPIA PEDIÁTRICA
DESAFIOS, COMPLEXIDADES E RUMOS PARA UMA ABORDAGEM SEGURA E INFORMADA
DOI:
https://doi.org/10.51161/integrar/rems/4259Palavras-chave:
Terapias Complementares, Fitoterapia, Pediatria, Saúde da CriançaResumo
INTRODUÇÃO: A fitoterapia, enraizada em práticas ancestrais, integrou-se ao cotidiano. Contudo, com o avanço da pesquisa sobre plantas medicinais, a cautela em sua utilização, devido aos metabólitos secundários, tornou-se crucial, especialmente para crianças, dadas as diferenças fisiológicas e os desafios na fundamentação científica pediátrica. A lacuna entre conhecimento tradicional e perspectivas científicas destaca a necessidade de investigar a fitoterapia nesse grupo. MÉTODOS: Realizou-se uma revisão sistemática da literatura abrangendo os aspectos da fitoterapia pediátrica. Foram exploradas bases de dados como PUBMED, SCIELO e ResearchGate, utilizando termos relacionados ao tema, em português e inglês, e aplicando critérios de inclusão e exclusão para a seleção dos estudos. A análise priorizou a segurança e eficácia da fitoterapia em crianças, com o objetivo de identificar padrões e tendências. RESULTADOS: A análise destaca desafios, como a falta de padronização nos materiais vegetais e escassez de estudos sobre fitoterapia em crianças, prejudicando avaliações precisas. Fatores como a imaturidade dos sistemas e órgãos infantis, a falta de conscientização dos pais e a omissão de informações durante consultas médicas são obstáculos à implementação segura. Enfatiza-se a importância da orientação especializada para otimizar benefícios e reduzir riscos em crianças, sublinhando a necessidade de supervisão. CONCLUSÃO: A fitoterapia pediátrica requer análise cuidadosa de desafios, com ações para preencher lacunas na pesquisa. Estudos futuros devem focar em ensaios clínicos para estabelecer protocolos seguros e eficazes, destacando sua eficácia com acompanhamento médico. Sublinha-se a importância da colaboração entre saberes populares e medicina convencional para orientação segura no cuidado à saúde infantil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Multidisciplinar em Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.