PAPEL DO FARMACÊUTICO NA RECOMENDAÇÃO E INTEGRAÇÃO DE TERAPIAS COMPLEMENTARES COM FOCO NO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.51161/integrar/rems/4678Palavras-chave:
farmacêutico, terapias complementares, uso racional de medicamentos, práticas integrativas, Sistema Único de SaúdeResumo
Introdução: A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), consolidou a inserção de terapias como acupuntura, fitoterapia e homeopatia no Sistema Único de Saúde (SUS). Nesse contexto, o farmacêutico surge como um profissional estratégico, especialmente pela sua formação técnico-científica, que pode contribuir desde o uso racional de medicamentos até ações em saúde integrativa, contudo, sua atuação nas PICs ainda é pouco reconhecida e difundida nos serviços de saúde pública. O objetivo deste estudo foi analisar a atuação do farmacêutico na recomendação e integração das terapias complementares no SUS e sua contribuição para o uso racional de medicamentos. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, com buscas realizadas nas bases de dados PubMed, SciELO, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), LILACS, CINAHL e Embase. Foram incluídas publicações entre 2018 e 2024, disponíveis nos idiomas português, inglês ou espanhol. Resultados e discussões: Os estudos analisados apontam que o farmacêutico tem ampliado sua atuação nas PICs, especialmente na fitoterapia, nas ações educativas e na promoção do uso racional de medicamentos. No entanto, identificam-se barreiras como a ausência de regulamentação específica, escassez de capacitação profissional e baixa valorização institucional dessa atuação. A discussão reforça a importância de políticas públicas que reconheçam formalmente esse campo de atuação e incentivem a formação profissional adequada. Conclusão: A atuação do farmacêutico nas terapias complementares representa uma oportunidade para fortalecer o cuidado integral no SUS. Contudo, é necessário avançar na regulamentação, na formação continuada e no reconhecimento dessa prática como parte da política de saúde.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Multidisciplinar em Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.