RACISMO INSTITUCIONAL E SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: ESTUDO DE REVISÃO
Palavras-chave:
Racismo institucional, Sistema único de saúde, Revisão de literaturaResumo
INTRODUÇÃO: Sabe-se da importância de se fazer valer o princípio da equidade para que todos tenham acesso igualitário às ações e os serviços no âmbito do Sistema Único de Saúde. Para tanto, faz-se necessário considerar, entre as diferentes formas de produção de desigualdades sociais, o aspecto concernente à raça, visto que o Brasil é marcado historicamente por uma estrutura racista, que está diretamente relacionada a essas desigualdades. Tais desigualdades comparecem na saúde pública e coletiva como fato marcante, especialmente se analisarmos por um prisma interseccional, já que grande parte da população pobre é negra. OBJETIVO: Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo apresentar resultados oriundos de um estudo de revisão, a qual buscou investigar a produção científica em torno do racismo institucional no contexto do sistema único de saúde. MÉTODOS: Para tanto, utilizou-se a revisão integrativa de literatura usando o cruzamento seguintes descritores: “racismo” AND “Sistema Único de Saúde”. A busca foi realizada nas bases de dados SciELO e Lilacs (BVS salud). RESULTADOS: Das duas bases de dados utilizadas no estudo, foram encontrados somente 21 resultados, dos quais somente 2 atenderam aos critérios de inclusão. CONCLUSÃO: Concluiu-se que ainda são escassos os trabalhos que abordam a relação entre o racismo institucional e o sistema único de saúde, evidenciando a necessidade de estudos que abordem a questão do racismo institucional de forma direta e não apenas entre os fatores concernentes à classe social, que muitas vezes invisibilizam o tema contribuindo para o mito da igualdade racia
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.