IMPLICAÇÕES DO USO ABUSIVO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS NA CIRROSE HEPÁTICA
UMA AÇÃO INTERDISCIPLINAR
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/22941Palavras-chave:
Cirrose, Drogas, JovensResumo
INTRODUÇÃO: A cirrose hepática é um processo de cicatrização patológica resultante de uma agressão hepática crônica do parênquima hepático, a qual leva ao comprometimento das funções orgânicas e, consequentemente, o desenvolvimento de complicações com risco à vida. OBJETIVO: Compreender os danos que o uso de substâncias lícitas e ilícitas em excesso pode causar no fígado humano. MÉTODOS: A ação ocorreu na escola Estadual Monsenhor Agesilau Aguiar, com a presença de jovens entre 15 a 20 anos. A abordagem do tema ocorreu por etapas, onde a primeira etapa consistiu em os jovens passarem por um túnel onde eles escolhiam as drogas que foram expostas. Após isto ocorreu uma apresentação sobre a temática do uso, e as consequências do uso dessas drogas, onde ocorreu um enfoque na cirrose hepática. Ao final da apresentação os adolescentes eram convidados a responderem um questionário, que foi usado para saber a quantidade de jovens que faziam o uso de substâncias lícitas e ilícitas. RESULTADOS: Foram avaliados 17 jovens, e todos afirmaram que drogas são prejudiciais à saúde, 82,4% tem consciência do que as drogas podem causar no organismo e a minoria desconhecem os efeitos prejudiciais. Todos os participantes relataram que é possível se divertir em festas sem o uso de substâncias que aumentam o prazer. Boa parte dos participantes afirmam conhecer as causas da cirrose e apenas 23,5% possuem um apedeutismo quanto ao assunto. A ação realizada proporcionou entendimento a respeito do assunto, e acham necessário mais momentos didáticos no ambiente escolar. CONCLUSÃO: Portanto, conclui-se que a maioria dos adolescentes iniciaram o uso de drogas licitas e ilícitas aos 18 anos e todos relatam ter conhecimento de que as drogas causam danos ao organismo, a maioria compreende o que é cirrose hepática. Desse modo, ainda ressaltam a importância de momentos didáticos como esses no ambiente escolar
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.