PERFIL DOS USUÁRIOS DE TADALAFILA NA REGIÃO CENTRAL DE CURITIBA
DOI:
https://doi.org/10.51161/integrar/rems/3711Palavras-chave:
Inibidores da fosfodiesterase tipo 5, iPDE-5, Tadalafila, Disfunção erétilResumo
Introdução: A Tadalafila é um inibidor da fosfodiesterase tipo 5 (iPDE-5) amplamente utilizada para a correção da disfunção erétil (DE), vem gerando uma preocupação no que se refere a saúde sexual dos jovens, uma vez que grande parte dos consumidores adquirem tais fármacos sem prescrição médica. Objetivo: Observou-se a necessidade de um estudo de campo para entender a motivação do uso desse fármaco. Metodologia: O presente estudo realizou uma pesquisa de campo com clientes jovens e adultos acima de 18 anos do gênero masculino, realizada em uma farmácia de dispensação localizada no município de Curitiba/PR no período entre 8h às 19h, de segunda à sexta-feira. Foram entrevistados 100 clientes que adquiriram o medicamento Tadalafila durante os meses de setembro a novembro de 2021 e que aceitaram participar da pesquisa. Resultados: O estudo demonstrou que 41% dos usuários da Tadalafila possuem idade entre 18 a 34 anos e 41% de 35 a 50 anos. Além disso, 55% são casados e 79% adquirem o medicamento sem receituário médico, habitualmente para uso recreativo. A associação do inibidor com outras drogas também foi reportada e os efeitos colaterais mais pronunciados foram dor de cabeça 32% e 19% rubor facial. Conclusão: O profissional farmacêutico é essencial no repasse de informações acerca dos possíveis efeitos adversos para que seja evitada a automedicação e/ou uso indiscriminado de medicamentos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar em Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.