AVALIAÇÃO TEMPORAL DA TENTATIVA DE SUICÍDIO ENTRE AS IDADES DE 06-16 ANOS POR MEDICAMENTOS NO PERÍODO DE 2012-2021 NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.51161/integrar/rems/3689Palavras-chave:
Tentativa de suicídio, Acesso à medicação, IntoxicaçãoResumo
Introdução: O suicídio é um problema de saúde pública e a sua ocorrência é prevenível, mas de difícil abordagem em razão da alta complexidade dos fatores relacionados, que podem ser de origem psicológica, cultural, econômica, social ou ambiental, mas principalmente por motivos individuais e que podem impactar coletivamente a sociedade. Objetivo: Avaliar o perfil epidemiológico e a evolução dos casos de tentativa de suicídio por uso de medicamentos entre menores de idade no período de 2012 a 2021. Métodos: Estudo epidemiológico observacional, analítico, de corte transversal de dados do Sistema de Informação de Agravo e Notificação (SINAN-DATASUS), quanto aos casos confirmados de tentativa de suicídio por via medicamentosa com idades de 6 a 16 anos no período de 2012 a 2021 no Brasil. Por se tratar de análise de dados de domínio público (SIM) de acesso irrestrito, não foi necessária a submissão da presente pesquisa para a avaliação do Sistema CEP-CONEP. Resultados: A tentativa de suicídio na região sudeste representou 48,37%, seguido das regiões Centro-Oeste, Nordeste e Sul, que juntas somam 49,25% e em contrapartida, a região Norte ficou com o menor número de notificações, com 2,37% do total, com predomínio do sexo feminino (85,5%), entre brancos e pardos (81,8%), com idades de 11 a 16 anos (98%), sendo a residência o local mais frequente (90,9%), pela via digestiva (99,4%), com episódio predominantemente único e de caráter agudo (73,3%). Conclusão: O padrão observado foi um aumento da tentativa de suicídio por intoxicação medicamentosa, via oral em jovens do sexo feminino, acima de 11 anos, em regiões mais urbanizadas, sendo o local de autoagressão a própria residência.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar em Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.