OS DESAFIOS DA INSEGURANÇA ALIMENTAR DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/22186Palavras-chave:
Insegurança Alimentar, Isolamento Social, DesempregoResumo
INTRODUÇÃO: A Insegurança alimentar (IA) é definida pela escassez de acesso a determinado alimento de qualidade e quantidade suficiente, ou quando essa falta interfere nas necessidades consideradas essenciais do ser humano. O isolamento social foi um grande desafio para a população, resultando na baixa ingestão de uma dieta com melhor qualidade, menor praticidade de exercícios físicos, o que acabou desencadeando diversos problemas de saúde, tais como: estresse, depressão, ansiedade. Há evidências que a insegurança alimentar está associada a esses fatores desencadeados pelo o isolamento social. OBJETIVO: investigar na literatura vigente, os desafios da Insegurança Alimentar durante a Pandemia de COVID-19 no Brasil. MÉTODOS: Trata-se de uma revisão integrativa sobre Os Desafios da Insegurança Alimentar Durante a Pandemia de COVID-19 no Brasil. Para o levantamento dos artigos, realizou-se uma busca nas bases de dados BVS, Medline e PubMed, utilizando os descritores: Insegurança Alimentar, Fome, e Pandemia, que foram determinados a partir dos descritores em Ciências da Saúde (DECS). Os critérios de inclusão adotados foram: artigos publicados em português e inglês de acordo com a temática e publicados nos últimos 5 anos. RESULTADOS: Desafios enfrentados na pandemia foram maiores nas populações mais vulneráveis, estando relacionados a questões de gênero, raça/etnia, e classes, principalmente nas periferias. Além disso, observou-se que toda essa crise aumentou as vulnerabilidades que já existiam. Observa-se que a IA é mais alta em domicílios onde só tem apenas um responsável (66,3%), sendo essa porcentagem mais elevada nos domicílios onde a responsável é mulher (73,8%). Além dessas porcentagens, as regiões norte e nordeste tem alta frequência de insegurança alimentar nos domicílios, sendo 67,7% e 73,1% respectivamente. CONCLUSÃO: Os desafios e efeitos da IA encontrados na Pandemia, como desemprego, baixa renda, emprego informal, agravamento de doenças e dificuldade de acesso as políticas públicas, terão maior impacto nos indivíduos mais vulneráveis.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.