FLUXOGRAMA ANALISADOR, UMA FERRAMENTA PARA O PROCESSO DE TRABALHO NA SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/22208Palavras-chave:
Inovação organizacional, Atenção primária a saúde, Equipe de assistência ao pacienteResumo
INTRODUÇÃO: Os processos de trabalho desempenhados na Unidade Básica de Saúde (UBS) possuem particularidades e modos de funcionamento em transformação. Neste sentido, alguns autores empregam o fluxograma analisador como uma metodologia de análise, a fim de ampliar o olhar de gestão e trabalho em saúde com foco no usuário. A finalidade consiste na exposição, análise crítica e pesquisa experimental dos achados de um fluxograma analisador, construído a partir da observação e discussão dos processos de trabalho em uma Unidade Básica de Saúde. MÉTODOS: Estudo descritivo de abordagem qualitativa, no periodo do mês de junho de 2022. Foi-se aplicado uma oficina como uma das opções sugeridas por um tutorial, onde foi optado por fazer uma reunião com a equipe e nela aplicar a dinâmica do “repolho” seguindo um roteiro de perguntas proposto pela Escola de Saúde Pública do Ceará. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Dentre os resultados vimos que destaca-se a necessidade do fomento ao desenvolvimento da prática da colaboração interprofissional entre os profissionais, favorecendo a comunicação e interação entre os colegas, indo além de promover melhores condições de trabalho em equipe e da implementação de ações em saúde em conjunto, buscando minimizar a fragmentação do cuidado que ainda é realizado. Dentre o cardápio de ofertas, as práticas de cuidado identificadas correspondem, em sua maioria, à demanda dos usuários, sendo que estas são em grande número, práticas tradicionais: atendimento médico ou de enfermagem, medicação e mudança no estilo de vida. Sendo ofertadas como utilização as tecnologias em saúde leves e leve-duras. CONCLUSÃO: Concluímos que o fluxograma analisador retrata a trajetória percorrida pelo usuário dentro da unidade, complementando que não há um direcionamento claro e preciso, mas que este vai de acordo com a sua demanda, todavia o usuário vai chegar na unidade e passar por uma série de sequências nas fases de atendimento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.