PREDIÇÃO DE ÓBITOS POR CÂNCER DE OROFARINGE NO BRASIL, 2022-2024, UTILIZANDO UMA SÉRIE HISTÓRICA
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/21946Palavras-chave:
Câncer da orofaringe, HNSCC, Estudos de séries temporaisResumo
INTRODUÇÃO: o carcinoma de células escamosas de cabeça e pescoço é o sexto grupo de câncer mais comum e envolve as lesões de cavidade oral, laringe e faringe. Apesar de afetar usualmente idosos, a incidência em adultos jovens aumentou consideravelmente. Cerca de 15% dos tumores tem seu início relacionado à infecção pelo Papilomavírus humano, fazendo deste microrganismo um dos principais agentes etiológicos. OBJETIVO: o presente trabalho tem o objetivo de analisar a série histórica de óbitos pela doença e estabelecer a predição dos óbitos para três anos. MÉTODOS: foram analisados os óbitos por câncer de orofaringe no Brasil entre 1996 e 2021 disponíveis no Sistema de Informação de Mortalidade. A análise dos dados utilizou o software RStudio, com algoritmos e estruturas de modelagem do pacote Forecast e ggplot2, cujas funções foram programadas para utilizar a família de modelos Autorregressivos Integrados de Médias Móveis. RESULTADOS E DISCUSSÃO: A predição utilizando algoritmos no RStudio indica a tendência de aumento dos óbitos pela doença. A relação da infecção por HPV e o surgimento do câncer parece estar bem estabelecida na literatura, restando melhorar a compreensão sobre os casos sem envolvimento do vírus. CONCLUSÃO: o número de óbitos por câncer de orofaringe vem aumentando ano a ano, acometendo cada vez mais adultos jovens.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.