ATUAÇÃO DO BIOMARCADOR CA-125 COMO RASTREADOR DO CARCINOMA OVARIANO
DOI:
https://doi.org/10.51161/integrar/rems/3716Palavras-chave:
Câncer Ovariano, Biomarcadores Tumorais, Rastreamento de Células, Saúde da Mulher, Antígeno CA-125Resumo
Introdução: O câncer de ovário (CO) é caracterizado por um distúrbio das células que se multiplica desenfreadamente causando neoplasia, no qual pode prejudicar um ou os dois ovários, causado por fatores genéticos e hormonais. No mundo, o câncer de ovário é considerado o 7ª mais comum, e também a 9ª causa de mortalidade entre as mulheres (INCA, 2020). E no Brasil, esse tumor é a 2ª neoplasia ginecológica mais predominante, isto é, há cerca de 4 mil mortes e 6.650 novos casos por ano (INCA, 2022). Com isso, o câncer ovariano é originado de três maneiras: células epiteliais, no qual reveste o tecido ovariano, células estromais, que produzem a maior parte dos hormônios femininos e as germinativas, formadas pelos óvulos. Além disso, o biomarcador CA-125 produzido pelo organismo, é encontrado no sangue e soro biológico, no qual pode apontar a alteração de concentração indica crescimento desenfreado das células neoplásicas. E assim, relacioná-lo ao câncer do ovário. Objetivo: O objetivo da presente revisão é analisar essa associação das recentes descobertas referentes ao papel biológico do CA-125 na progressão e metástase de tumores ovarianos em pacientes. Materiais e Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura,em bases de dados eletrônicas, obtiveram o material de 17 estudos dela, no qual foram selecionadas: INCA, Scientific SCIELO, GOOGLE ACADÊMICO, MEDLINE, PUBMED com uma delimitação temporal dos últimos 10 anos (2012-2022). Resultado e Discussão: Os critérios de inclusão foram de artigos nacionais e internacionais que abordassem o assunto e estejam disponíveis gratuitamente on-line. O carcinoma ovariano produz uma enzima chamada CA- 125, que é localizada por meio da quimioluminescência nas amostras sanguíneas e soros. Assim, há associação dessa enzima com a sensibilidade de acordo com o estágio da doença, que é de aproximadamente 90% em casos avançados. Porém, no estágio inicial o nível de sensibilidade dos pacientes são de 50% com níveis séricos de CA-125 normais, e ao longo da progressão de células carcinogênicas esse biomarcador é importante, porque ele consegue dar um parâmetro de uma ótima intervenção e monitoramento do câncer em casos avançados. Conclusão: Ao analisar os artigos referentes, o câncer de ovário é um dos mais incidentes comparados aos outros cânceres em mulheres, e o biomarcador (CA-125) é um método complementar para diagnósticos em casos avançados da doença e precisa ser associado a outros procedimentos para ter eficácia no processo terapêutico. Portanto, ressalta-se a importância de mais estudos científicos, no intuito de otimizar essa enzima associá-la a outra substância para estágios iniciais da doença e a redução do agravamento da mesma.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar em Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.