EXPERIÊNCIAS E EXPECTATIVAS DE ADOLESCENTES COM SOBREPESO/OBESIDADE EM RELAÇÃO AO EXERCÍCIO FÍSICO
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/21925Palavras-chave:
Exercício físico, Obesidade infanti, Pesquisa QualitativaResumo
INTRODUÇÃO: Tendo em vista o aumento da obesidade infantil nos últimos tempos, informações sobre a relação dos adolescentes com o exercício físico podem ampliar o interesse e desejo de participar da intervenção, ajudar a aprimorar o programa, além de fomentar a aderência e permanência desses participantes no tratamento da obesidade. OBJETIVO: Identificar as experiências e expectativas de adolescentes com sobrepeso e/ou obesidade em relação ao exercício físico, antes do início de um tratamento multidisciplinar para obesidade. MÉTODOS: Com abordagem qualitativa, o estudo é um recorte do projeto “guarda-chuva” intitulado “Efeitos agudos e crônicos de diferentes tipos e intensidades de treinamento físico sobre aspectos psicossociais e motores de adolescentes com obesidade”. Para coleta das informações foram realizadas entrevistas individuais, gravadas em áudio, que foram transcritas posteriormente. RESULTADOS: Dentre os principais achados foram identificadas a percepção geral sobre exercício físico, relacionada à “maneira” de melhorar a saúde; sentimentos positivos (prazer, alívio, leveza e felicidade) em relação à prática do exercício físico. Para os participantes, o motivo para participar de um programa de tratamento multidisciplinar da obesidade está ligada à vontade de perder peso corporal por meio de exercícios que ajudem a melhorar sua qualidade de vida. CONCLUSÃO: Para os adolescentes, o exercício físico é uma “maneira” de melhorar a saúde, que proporciona aos participantes sentimentos positivos. Os adolescentes anseiam a perda de peso e exercícios físicos que os ajudem a melhorar a saúde.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.