EFEITOS POSITIVOS DO USO DA SUPLEMENTAÇÃO DE AKKERMANSIA MUCINIPHILA PARA OBESOS E DIABETICOS TIPO 2
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/20797Palavras-chave:
Obesidade, Akkermansia, Diabetes tipo 2Resumo
INTRODUÇÃO: A obesidade é uma doença crônica multifatorial caracterizada pelo Índice de Massa Corporal (IMC) maior ou igual a 30 kg/m2. O excesso de gordura corporal, caraterístico da obesidade, aumenta consideravelmente o risco de agravos a saúde, como o desenvolvimento de diabetes do tio 2, que é uma doença crônica que afeta o processamento de glicose (açúcar) pelo corpo. Estudos tem relacionado o aumento de peso com a disbiose intestinal. OBJETIVO: O presente estudo tem por objetivo enfatizar a importância da suplementação de Akkemansia para melhorar as inflamações do tecido adiposo e controlar os índices glicêmicos. MÉTODOS: Como metodologia de pesquisa foi realizado uma revisão integrativa da literatura, de abordagem qualitativa, realizada nas bases de dados da SciELO, LILACS, Pubmed e MEDLINE, utilizando os descritores: “Suplementação de Akkermansia”, “Obesidade”, “Microbiota” e “Diabetes tipo 2” Os critérios de inclusão foram estudos teóricos científico com menos de 5 anos de publicação, nos idiomas inglês, espanhol e português. Os critérios de exclusão foram os que não se tratava de estudos em humanos ou que não citavam microbiota, suplementação, diabetes tipo 2 ou Akkermansia. RESULTADOS: Com base nas evidências científicas, nota-se que a baixa quantidade de bactérias intestinais benéficas tem refletido na saúde como um todo do indivíduo. Pacientes com obesidade, por exemplo, tendem a ter menos concentração de Akkermansia. A sua baixa concentração pode permitir que a camada do muco fique mais fina, prejudicando assim a barreira protetora intestinal, deixando-a enfraquecida e mais suscetível a processos de aumento de toxinas bacterianas inflamatórias. CONCLUSÃO: Esses resultados são promissores e importantes para o desenvolvimento de novas estratégias terapêuticas para tratamento da obesidade e diabetes tipo 2. Utilizando a suplementação de akkermansia como um tratamento eficaz para tais combirdades.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.