A IMPORTÂNCIA DO ACOLHIMENTO NA CRIAÇÃO DE VÍNCULO ENTRE GESTANTE E ENFERMEIRO (A) NO PRÉ-NATAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA DE GOVERNADOR VALADARES, MINAS GERAIS
DOI:
https://doi.org/10.51161/integrar/rems/4202Palavras-chave:
Acolhimento, Assistência Pré-Natal, Atenção Primária à Saúde, Consulta de Enfermagem, VínculoResumo
Introdução: O acolhimento no pré-natal é uma prática importante para o envolvimento, adesão, educação e aconselhamento em relação a como lidar com diferentes aspectos da gravidez. A Consulta de Enfermagem (CE) é um momento único para acolher a gestante, uma oportunidade de reduzir os riscos que possam comprometer tanto a saúde da mãe quanto do concepto. Objetivo: O presente trabalho tem como objetivo evidenciar a importância do acolhimento das gestantes na criação de vínculo entre gestante e enfermeiro (a) durante a CE, no pré-natal, no setor de Atenção Primária à Saúde de Governador Valadares, Minas Gerais (APS/GV). De forma específica, busca-se descrever as ações que possibilitam o acolhimento à gestante, conhecer a importância da realização da consulta pelo (a) enfermeiro (a) durante o pré-natal; associar o vínculo à adesão. Metodologia: Trata-se de um estudo de caráter descritivo e exploratório, adotando-se como abordagem metodológica a pesquisa qualitativa, realizada através de dados coletados, mediante pesquisa de campo na APS/GV, por meio de aplicação de questionário semiestruturado, para coleta e observação de dados relacionados às experiências relatadas pelos profissionais enfermeiros no processo da CE, na assistência ao pré-natal. Resultados: Por meio do acolhimento é estabelecido o vínculo com foco na intervenção precoce e redução dos danos, contribuindo para a redução da mortalidade materno-infantil. A assistência ao pré-natal ainda enfrenta desafios como a baixa adesão atrelada ao pré-natal tardio que compromete a qualidade da assistência e o desfecho favorável da gravidez. Conclusão: O resultado da pesquisa comprovou a importância do acolhimento e do vínculo na adesão ao pré-natal. Para a problemática supracitada, foram apontados como meios de resolução a busca ativa, a educação em saúde e o grupo de gestantes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Multidisciplinar em Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.