PERCEPÇÃO DO PROCESSO SAÚDE-DOENÇA EM TRABALHADORES RURAIS DE SEXO MASCULINO

Autores

  • Daniela de Araújo Viana Silveira Núcleo de Pesquisa Saúde, Indivíduo e Sociedade (SAIS), Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE)
  • Suely Maria Rodrigues Núcleo de Pesquisa Saúde, Indivíduo e Sociedade (SAIS), Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE)
  • Maria Terezinha Bretas Vilarino Núcleo Interdisciplinar de Educação Saúde e Direitos – NIESD, Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE)

DOI:

https://doi.org/10.51161/integrar/rems/3697

Palavras-chave:

Trabalhadores rurais, Saúde, Doença, Percepção

Resumo

Introdução: Os trabalhadores rurais estão expostos há vários riscos provenientes de sua prática laboral. Dessa maneira, torna-se necessário abordar a subjetividade e a inter-relação saúde e doença dessa população. Objetivo: compreender o significado que trabalhadores rurais atribuem à saúde e à doença, considerando a realidade social do Município de Tarumirim/MG e as peculiaridades dos homens no cuidado com a saúde. Material e Métodos: Trata-se de um estudo observacional, descritivo, de corte transversal, baseado numa abordagem qualitativa. A amostra foi selecionada com base no método aleatório, constituída por dez indivíduos de 18 a 59 anos, de sexo masculino, filiados ao Sindicato de Trabalhadores Rurais de Tarumirim/MG há pelo menos seis meses. Para conhecer a percepção de “Saúde-doença” conduziu-se uma entrevista semiestruturada baseada em um roteiro. A apuração das entrevistas foi realizada segundo a técnica da “Análise de Conteúdo de Bardin”. Resultados: Foram pesquisadas duas temáticas e dessas emergiram categorias distintas. Na Temática 1 - Significado de Saúde, foram identificadas as categorias: Tudo, Bem-estar e Avaliação positiva da saúde. Da temática 2 - Entendimento de doença, observou-se as categorias: Entendimento da doença e seus processos e Comportamento diário. Conclusão: Pode-se concluir que na percepção dos entrevistados o trabalho rural oferece condições sanitárias propícias para promoção de saúde. A centralidade com que o trabalho emergiu nas análises revela que território vivenciado pelos trabalhadores rurais envolvidos na presente pesquisa se situa a partir do trabalho, como forma de dominação e apropriação.

Downloads

Publicado

2023-04-27

Como Citar

Silveira, D. de A. V. ., Rodrigues, S. M. ., & Vilarino, M. T. B. . (2023). PERCEPÇÃO DO PROCESSO SAÚDE-DOENÇA EM TRABALHADORES RURAIS DE SEXO MASCULINO. Revista Multidisciplinar Em Saúde, 4(2), 48–61. https://doi.org/10.51161/integrar/rems/3697

Edição

Seção

Artigos Originais