PERCEPÇÃO DO PROCESSO SAÚDE-DOENÇA EM TRABALHADORES RURAIS DE SEXO MASCULINO
DOI:
https://doi.org/10.51161/integrar/rems/3697Palavras-chave:
Trabalhadores rurais, Saúde, Doença, PercepçãoResumo
Introdução: Os trabalhadores rurais estão expostos há vários riscos provenientes de sua prática laboral. Dessa maneira, torna-se necessário abordar a subjetividade e a inter-relação saúde e doença dessa população. Objetivo: compreender o significado que trabalhadores rurais atribuem à saúde e à doença, considerando a realidade social do Município de Tarumirim/MG e as peculiaridades dos homens no cuidado com a saúde. Material e Métodos: Trata-se de um estudo observacional, descritivo, de corte transversal, baseado numa abordagem qualitativa. A amostra foi selecionada com base no método aleatório, constituída por dez indivíduos de 18 a 59 anos, de sexo masculino, filiados ao Sindicato de Trabalhadores Rurais de Tarumirim/MG há pelo menos seis meses. Para conhecer a percepção de “Saúde-doença” conduziu-se uma entrevista semiestruturada baseada em um roteiro. A apuração das entrevistas foi realizada segundo a técnica da “Análise de Conteúdo de Bardin”. Resultados: Foram pesquisadas duas temáticas e dessas emergiram categorias distintas. Na Temática 1 - Significado de Saúde, foram identificadas as categorias: Tudo, Bem-estar e Avaliação positiva da saúde. Da temática 2 - Entendimento de doença, observou-se as categorias: Entendimento da doença e seus processos e Comportamento diário. Conclusão: Pode-se concluir que na percepção dos entrevistados o trabalho rural oferece condições sanitárias propícias para promoção de saúde. A centralidade com que o trabalho emergiu nas análises revela que território vivenciado pelos trabalhadores rurais envolvidos na presente pesquisa se situa a partir do trabalho, como forma de dominação e apropriação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar em Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.