CAPACIDADE DISCRIMINATIVA DA ESCALA MODIFICADA DO MEDICAL RESEARCH COUNCIL PARA DISPNEIA
RESULTADOS PRELIMINARES
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/20913Palavras-chave:
Doenças Respiratórias, Dispneia, Qualidade de VidaResumo
INTRODUÇÃO: Doenças respiratórias podem comprometer diversos sistemas do nosso corpo, o respiratório é o principal, sendo a dispneia um dos sintomas mais comuns. O impacto da dispneia na vida diária é frequentemente classificado com escala modificada do Medical Research Council (mMRC). Dependendo de sua severidade, a dispneia pode afetar a capacidade funcional de exercício (CFE) e impactar na qualidade de vida relacionada à saúde (QVRS) do indivíduo. OBJETIVO: Comparar a QVRS e a CFE entre indivíduos com condições de saúde respiratórias estratificados de acordo com a classificação na escala mMRC. MÉTODOS: Estudo transversal realizado com indivíduos com condições respiratórias crônicas que participaram da avaliação para participar de um programa de reabilitação. Foram avaliadas características sociodemográficas, escala mMRC (pontuação de 0 a 4), CFE (teste do degrau de 6 minutos – TD6min), e QVRS (Saint George's Respiratory Questionnaire - SGRQ, com sua pontuação variando de 0 a 100). RESULTADOS: Foram incluídos 18 participantes, com idade média 47 ± 15 anos, 78% do sexo feminino, possuindo em sua maioria caracterização de condição pós-Covid-19 (50%). Indivíduos com pior classificação na escala mMRC tiveram valores estatisticamente piores no TD6min. Não houve diferença estatística para a QVRS, embora as diferenças sejam clinicamente relevantes. CONCLUSÃO: Os resultados preliminares sugerem que a dispneia avaliada pela escala mMRC parece ser capaz de discriminar diferentes níveis de CFE e QVRS em indivíduos com condições de saúde respiratórias crônicas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.