WHODAS 2.0 PARA AVALIAR INCAPACIDADE NA REABILITAÇÃO DE INDIVÍDUOS COM CONDIÇÕES DE SAÚDE RESPIRATÓRIAS
ANÁLISE PRELIMINAR
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/20927Palavras-chave:
Doenças Respiratórias, Reabilitação, Exercício físicoResumo
INTRODUÇÃO: Indivíduos com doenças respiratórias crônicas (DRCs) apresentam comprometimentos que levam a incapacidade, mas que podem ser amenizados com reabilitação com exercícios físicos. O WHO Disability Assessment Schedule (WHODAS 2.0) se destaca como um dos poucos instrumentos para medir funcionalidade/incapacidade baseado em um modelo biopsicossocial. OBJETIVO: Avaliar a responsividade do WHODAS 2.0 a um programa de reabilitação com exercícios em indivíduos com condições de saúde respiratórias crônicas. MÉTODOS: Estudo prospectivo realizado com indivíduos com condições respiratórias crônicas que participaram de um programa de reabilitação com exercícios (aeróbico e de força), além de educação informal, 2x/semana, durante oito semanas. Foram avaliadas, antes e após o programa, características gerais, incapacidade (WHODAS 2.0 de 12 questões, com pontuação total variando de 0 a 100), capacidade funcional de exercício (teste do degrau de 6 minutos – TD6min), e qualidade de vida relacionada à saúde (Saint George's Respiratory Questionnaire - SGRQ, com sua pontuação variando de 0 a 100). RESULTADOS: Foram avaliados 16 participantes até o momento, com idade média 53 ± 17 anos, 75% do sexo feminino, possuindo em sua maioria caracterização de condição pós-Covid-19 (44%). Houve uma redução (i. e., melhora) na média do escore resumido do WHODAS 2.0 do pré- para o pós-reab. (39 vs 28, respectivamente; p=0,004). No entanto, não houve correlação significativa entre a mudança no escore resumido do WHODAS com a mudança no TD6min e no SGRQ entre o pré- e pós-reab. CONCLUSÃO: Os resultados preliminares sugerem que o WHODAS 2.0 é uma ferramenta responsiva a um programa de reabilitação com exercícios em indivíduos com condições respiratórias crônicas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.