VALOR ASSOCIATIVO DO TESTE DO DEGRAU DE 6 MINUTOS COMOUMINSTRUMENTO AVALIATIVO EM INDIVÍDUOS PÓS-COVID-19 SEMDOENÇAS PULMONARES CRÔNICAS
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/21913Palavras-chave:
Condição Pós-Covid-19, Capacidade Funcional de Exercício, FuncionalidadeResumo
INTRODUÇÃO: A condição pós-COVID-19 afeta diversos sistemas do nossocorpo,principalmente o sistema respiratório, sendo a fadiga e dispneia dois dos sintomas mais comuns. Essacondição costuma ter um impacto negativo na capacidade funcional de exercício (CFE) dosindivíduos afetados, o que justifica a utilização de instrumentos de avaliação de performancefísica,como o Teste do Degrau de 6 minutos (TD6), nessa população. OBJETIVO: Avaliar ovalorassociativo do TD6 como um instrumento avaliativo em indivíduos com condição pós-COVID-19sem histórico de diagnóstico de doença pulmonar crônica. MÉTODOS: Estudo transversal realizadocom 12 indivíduos (4 homens, 8 mulheres) com idade média de 40,5 ± 10,6 anos, recuperados deumainfecção por COVID-19, mas que ainda apresentavam sintomas físicos e respiratórios. Aamostrafoirecrutada por conveniência e os dados foram coletados durante a avaliação pré-participaçãodosindivíduos um programa de reabilitação física. Foram excluídos participantes comhistóricodediagnóstico de doenças pulmonares crônicas (e.g., DPOC, asma) além da condição pós-COVID-19.A avaliação incluiu a coleta de variáveis sociodemográficas e medidas de CFE (através doTD6),dispneia (escala mMRC), comorbidades (Índice de Comorbidade de Charlson - ICC) e funcionalidade(WHODAS 2.0). RESULTADOS: Associações negativas estatisticamente significativas foramencontradas entre o número de degraus no TD6 e a idade, IMC e ICC, sugerindo que umamaiorlimitação existe em indivíduos pós-COVID-19 que apresentem maior idade, sobrepeso e tenhammaiscomorbidades. Não houve associação entre o TD6 e o WHODAS, apesar de uma tendênciadepiorfuncionalidade ter sido observada em indivíduos que cujo desempenho no TD6 ficou abaixode70%do previsto. CONCLUSÃO: Os achados sugerem que apesar de não apresentaremdiagnósticodeoutras doenças pulmonares, indivíduos com condição pós-COVID-19 podemexibir considerávellimitação de atividade atestada através do TD6. Tal limitação pode contribuir para uma pioranafuncionalidade dos indivíduos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.