RASTREIO DE DOENÇA GENÉTICA FAMILIAR ASSOCIADA AO CÂNCER E SEUS AGRAVOS EM POPULAÇÃO DO SEMIÁRIDO BRASILEIRO: UM ESTUDO PIONEIRO
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/22943Palavras-chave:
Neoplasia Endócrina Múltipla Tipo 1, Triagem, Testes GenéticosResumo
INTRODUÇÃO: A Neoplasia Endócrina Múltipla tipo 1 (NEM-1) é uma síndrome hereditária autossômica dominante causada por mutações germinativas que predispõem ao desenvolvimento de tumores endócrinos e não endócrinos Após o diagnóstico de um indivíduo, a realização de rastreio genético e a orientação dos familiares sobre a síndrome é fundamental para a realização do diagnóstico precoce e para a prevenção dos agravos relacionados à síndrome. OBJETIVO: Avaliar os sintomas e descrever tumores de maior prevalência em indivíduos com mutação genética confirmada no gene MEN1 para NEM-1, após realização de rastreio familiar. MÉTODOS: Estudo transversal realizado, após aprovação em Comitê de Ética, a partir da aplicação de questionário acerca da existência de sinais e sintomas relacionados à síndrome familiar e da realização de teste genético. Foram incluídos pacientes com história familiar de parentes diagnosticados com a síndrome ou que apresentavam clínica sugestiva para NEM-1. RESULTADOS: Entre os 134 participantes do estudo, foram detectadas mutações em 31,34% dos participantes, entre os quais 54,77% eram do sexo masculino, com média de idade de 38 anos (variando entre 18-66 anos), 30,95% retiraram pelo menos um tumor e 97,6% possuíam pelo menos um sintoma. CONCLUSÃO: Cerca de um terço dos indivíduos testaram positivo para mutação no gene, de modo que os sintomas mais prevalentes foram os gastrointestinais e as lesões cutâneas. A realização do rastreio familiar permitiu aos pacientes o diagnóstico precoce, a partir dos testes genéticos, mesmo em pacientes oligossintomáticos.Sendo um estudo pioneiro na nossa região.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.