EFICÁCIA DA UTILIZAÇÃO DE CHATBOTS NA TRIAGEM DE SINTOMAS DE COVID-19
UMA REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/20977Palavras-chave:
Chatbot, Programas de Triagem Diagnóstica, COVID-19Resumo
INTRODUÇÃO: A pandemia do COVID-19 implicou em novos desafios para a atenção em saúde, uma vez que modificou as relações entre o usuário e o sistema de saúde, em especial quanto a restrição de serviços de modalidade presencial. Desse modo, a implementação de ferramentas tecnológicas mostrou-se como grande aliada no enfrentamento às novas demandas. Dentre elas, surgem como uma nova solução para a avaliação do paciente à distância os chatbots de triagem de sintomas, sendo necessário avaliar a efetividade de suas aplicações no cenário pandêmico. OBJETIVO: Analisar, através da literatura, o uso de chatbots para a triagem de sintomas da COVID-19. MÉTODOS: Foi realizada uma revisão integrativa, selecionando artigos relacionados com a temática disponíveis nos bancos de dados PubMed, Periódicos - CAPES, Medline, BVS e Scielo, utilizando os termos: ''Chatbot'', ''Screening'', ''COVID-19''. O critério de inclusão foi selecionar artigos sobre "screening de sintomas de Covid-19 via chatbot". O critério de inclusão selecionado foi de artigos que respondem à pergunta norteadora: "Qual a eficácia do uso de chatbots na triagem de sintomas de pacientes com sintomas de COVID-19?”. Os critérios de exclusão foram pesquisas do tipo revisões integrativas e narrativas, anais, tese, dissertações, editoriais, capítulos de livros, além dos artigos cujo texto completo não pôde ser acessado. RESULTADOS: Após a análise dos artigos utilizando critérios de exclusão, foram selecionados 11 artigos, abordando diversas características necessárias ao bom funcionamento de um chatbot de triagem. DISCUSSÃO: Foram abordados três aspectos relacionados à implementação e uso de chatbots na área da saúde: avaliação da acurácia na triagem e diagnóstico, avaliação e confiança do usuário e a viabilidade da implementação dos chatbots. CONCLUSÃO: Os chatbots demonstram-se predominantemente vantajosos no que diz respeito à acurácia de triagem/diagnóstico, avaliação do usuário e viabilidade de implementação, apesar de ainda existirem possibilidades de melhorias.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.