EFICÁCIA DA UTILIZAÇÃO DE CHATBOTS NA TRIAGEM DE SINTOMAS DE COVID-19

UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Rafaela Queiroz Ferreira Barros
  • Andresa dos Santos Viana
  • Steffane Gleyce dos Santos
  • Virgínia Menezes Coutinho
  • Andreza Cavalcanti Correia Gomes
  • Rosalie Barreto Belian

DOI:

https://doi.org/10.51161/conais2023/20977

Palavras-chave:

Chatbot, Programas de Triagem Diagnóstica, COVID-19

Resumo

INTRODUÇÃO: A pandemia do COVID-19 implicou em novos desafios para a atenção em saúde, uma vez que modificou as relações entre o usuário e o sistema de saúde, em especial quanto a restrição de serviços de modalidade presencial. Desse modo, a implementação de ferramentas tecnológicas mostrou-se como grande aliada no enfrentamento às novas demandas. Dentre elas, surgem como uma nova solução para a avaliação do paciente à distância os chatbots de triagem de sintomas, sendo necessário avaliar a efetividade de suas aplicações no cenário pandêmico. OBJETIVO: Analisar, através da literatura, o uso de chatbots para a triagem de sintomas da COVID-19. MÉTODOS: Foi realizada uma revisão integrativa, selecionando artigos relacionados com a temática disponíveis nos bancos de dados PubMed, Periódicos - CAPES, Medline, BVS e Scielo, utilizando os termos: ''Chatbot'', ''Screening'', ''COVID-19''. O critério de inclusão foi selecionar artigos sobre "screening de sintomas de Covid-19 via chatbot". O critério de inclusão selecionado foi de artigos que respondem à pergunta norteadora: "Qual a eficácia do uso de chatbots na triagem de sintomas de pacientes com sintomas de COVID-19?”. Os critérios de exclusão foram pesquisas do tipo revisões integrativas e narrativas, anais, tese, dissertações, editoriais, capítulos de livros, além dos artigos cujo texto completo não pôde ser acessado. RESULTADOS: Após a análise dos artigos utilizando critérios de exclusão, foram selecionados 11 artigos, abordando diversas características necessárias ao bom funcionamento de um chatbot de triagem. DISCUSSÃO: Foram abordados três aspectos relacionados à implementação e uso de chatbots na área da saúde: avaliação da acurácia na triagem e diagnóstico, avaliação e confiança do usuário e a viabilidade da implementação dos chatbots. CONCLUSÃO: Os chatbots demonstram-se predominantemente vantajosos no que diz respeito à acurácia de triagem/diagnóstico, avaliação do usuário e viabilidade de implementação, apesar de ainda existirem possibilidades de melhorias.

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Publicado

22.09.2023

Como Citar

Barros, R. Q. F. ., Viana, A. dos S. ., Santos, S. G. dos ., Coutinho, V. M. ., Gomes, A. C. C. ., & Belian, R. B. . (2023). EFICÁCIA DA UTILIZAÇÃO DE CHATBOTS NA TRIAGEM DE SINTOMAS DE COVID-19 : UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Multidisciplinar Em Saúde, 4(3), 812–817. https://doi.org/10.51161/conais2023/20977

Edição

Seção

IV Congresso Nacional de Inovações em Saúde

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