ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM ACIDENTES DE ENVENENAMENTO POR ANIMAIS PEÇONHENTOS
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/22932Palavras-chave:
Peçonha, Acidentes, Assistência de enfermagemResumo
INTRODUÇÃO: Animais peçonhentos são aqueles que produzem veneno e tem condições naturais de injetá-lo em suas presas ou predadores e no Brasil, é considerado problema de saúde pública, enfatizando principalmente acidentes ofídicos que são de preocupação médica mais relevante, pois além de acometer pessoas de classe social mais desfavorecidas, o tempo gasto entre o primeiro contato da vítima com uma unidade de saúde, a identificação do agressor e o tratamento com soroterapia específico pode causar complicações irreversíveis. OBJETIVO: Mostrar a importância sobre o conhecimento aprofundado da temática, principalmente para enfermagem pois são os responsáveis pela triagem, e monitoramento da vítima, a fim de se obter uma assistência assertiva e rápida para se evitar maiores complicações. MÉTODOS: Trata-se de uma revisão integrativa de 5 artigos dentre os anos de 2000-2021, disponíveis em Google Acadêmico, SciELO, Biblioteca Virtual de Saúde (BVS). RESULTADOS: No período de 2016 a 2020, no estado do Ceará, foram notificados 39.756 acidentes por animais peçonhentos, destes 5.400 cerca de 13,58% foram acidentes ofídicos, com média de 1.080 ao ano. As serpentes de importância médica estão divididas em quatro grupos, sendo botrópico (jararaca), laquético (surucucu), crotálico (cascavel) e elapídicos (coral-verdadeira). Cada uma delas causa uma manifestação clínica diferente com sintomas agudos e que podem decorrer para doenças crônicas como a insuficiência renal crônica e em casos mais graves pode levar a óbito. CONCLUSÃO: O tratamento preconizado pelo Ministério da saúde é a utilização de soro antiofídico, sendo um diferencial reconhecer o agente agressor para o uso do antiveneno específico, mas apresenta algumas desvantagens ocasionando uma série de efeitos colaterais como reações anafiláticas, hipersensibilidade e insuficiência renal crônica, o que torna de extrema importância o papel da enfermagem para reconhecer e prevenir os efeitos adversos além de uma constante monitorização principalmente da função renal buscando prevenir ou evitar complicações crônicas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.