PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM NA LINHA DE FRENTE DA PANDEMIA DE COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.51161/integrar/rems/3684Palavras-chave:
Enfermagem, COVID-19, CoronavírusResumo
Objetivos: Conhecer a percepção dos profissionais da enfermagem que atuam na linha de frente da pandemia de COVID 19. Metodologia: Este estudo faz parte de uma monografia que faz parte do projeto guarda-chuva. Trata-se de um estudo qualitativo com abordagem fenomenológica. Ocorreu no período de agosto de 2021 a setembro de 2021. Participaram deste estudo 15 profissionais da enfermagem que atuam ou atuaram na linha de frente da pandemia COVID 19, na cidade de Sobral – CE. Foi aplicado um instrumento da entrevista narrativa. Resultados: Dentre os participantes entrevistados, a maior faixa etária de profissionais presentes na linha de frente foram sete participantes, entre 24 e 27 anos. Quanto a renda, percebe-se que a faixa de salário maior identificada está entre R$1200 – R$3.000 reais. Sobre os sentimentos atuando na linha de frente da COVID 19, as principais expressões identificadas foram: medo, cansaço e orgulho. E quanto suas expectativas diante da pandemia da COVID-19, os profissionais relataram: fim da pandemia, avanço vacinal e valorização profissional e salarial. Conclusão: Os sentimentos de medo e exaustão dominam toda a classe da enfermagem que atua na linha de frente desde o começo do ano de 2020. Os mesmos vêm enfrentando sérios desafios atuando na linha de frente, como esgotamento físico e mental que proporciona nesses profissionais o desejo de mudanças e transformações positivas para combater o cenário caótico atual.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar em Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.