SIMULAÇÃO REALÍSTICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO EM ENFERMAGEM

Autores

  • Ana Carolina Costa Carino
  • Camila Gomes Carvalho
  • Cláudio César Guimarães Martins
  • Renata Marinho Fernandes
  • Juliane Rangel Dantas
  • Ana Luisa Brandão de Carvalho Lira

DOI:

https://doi.org/10.51161/conais2023/21819

Palavras-chave:

Simulação, Exame Físico, Enfermagem

Resumo

INTRODUÇÃO A simulação realística tem proporcionado a modernização e a ampliação das formas de ensino-aprendizado, perpassando os paradigmas do ensino tradicional. OBJETIVO: analisar os acertos dos alunos submetidos à simulação realística para o ensino do exame físico por estudantes de graduação em enfermagem. MÉTODOS: Estudo experimental, do tipo pré e pós-teste, realizado em uma Universidade Federal localizada no Nordeste do Brasil, com 30 estudantes do quarto período da graduação em Enfermagem, randomizados aleatoriamente em grupo intervenção e grupo controle. O grau de acerto foi verificado por meio do Teste T para Amostras Independentes. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição pesquisada, sob parecer: 2.057.709. RESULTADOS: Os resultados apresentaram uma diferença significativa entre as médias de acerto dos grupos, com p-valor de aproximadamente 0,0007. O índice de acertos do grupo intervenção foi superior ao grupo controle. DISCUSSÃO: A simulação realística é uma estratégia de ensino que apresenta aos discentes o contexto hospitalar e a abordagem ao paciente em um ambiente controlado com o intuito de estimular a fixação do conhecimento através da prática. Assim, o contato real com os conteúdos teóricos contribui para o aumento do êxito e a redução de erros cometidos na prestação do cuidado, garantindo a segurança do paciente e a redução de agravos associados à assistência. CONCLUSÃO: Os resultados deste estudo evidenciam o impacto positivo da simulação realística para o processo de ensino na graduação em enfermagem.

Downloads

Publicado

22.09.2023

Como Citar

Carino, A. C. C. ., Carvalho, C. G. ., Martins, C. C. G. ., Fernandes, R. M. ., Dantas, J. R. ., & Lira, A. L. B. de C. (2023). SIMULAÇÃO REALÍSTICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO EM ENFERMAGEM. Revista Multidisciplinar Em Saúde, 4(3), 603–607. https://doi.org/10.51161/conais2023/21819

Edição

Seção

IV Congresso Nacional de Inovações em Saúde

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.