SIMULAÇÃO REALÍSTICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO EM ENFERMAGEM
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/21819Palavras-chave:
Simulação, Exame Físico, EnfermagemResumo
INTRODUÇÃO A simulação realística tem proporcionado a modernização e a ampliação das formas de ensino-aprendizado, perpassando os paradigmas do ensino tradicional. OBJETIVO: analisar os acertos dos alunos submetidos à simulação realística para o ensino do exame físico por estudantes de graduação em enfermagem. MÉTODOS: Estudo experimental, do tipo pré e pós-teste, realizado em uma Universidade Federal localizada no Nordeste do Brasil, com 30 estudantes do quarto período da graduação em Enfermagem, randomizados aleatoriamente em grupo intervenção e grupo controle. O grau de acerto foi verificado por meio do Teste T para Amostras Independentes. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição pesquisada, sob parecer: 2.057.709. RESULTADOS: Os resultados apresentaram uma diferença significativa entre as médias de acerto dos grupos, com p-valor de aproximadamente 0,0007. O índice de acertos do grupo intervenção foi superior ao grupo controle. DISCUSSÃO: A simulação realística é uma estratégia de ensino que apresenta aos discentes o contexto hospitalar e a abordagem ao paciente em um ambiente controlado com o intuito de estimular a fixação do conhecimento através da prática. Assim, o contato real com os conteúdos teóricos contribui para o aumento do êxito e a redução de erros cometidos na prestação do cuidado, garantindo a segurança do paciente e a redução de agravos associados à assistência. CONCLUSÃO: Os resultados deste estudo evidenciam o impacto positivo da simulação realística para o processo de ensino na graduação em enfermagem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.