SIMULAÇÃO REALÍSTICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO EM ENFERMAGEM

Autores

  • Ana Carolina Costa Carino
  • Camila Gomes Carvalho
  • Cláudio César Guimarães Martins
  • Renata Marinho Fernandes
  • Juliane Rangel Dantas
  • Ana Luisa Brandão de Carvalho Lira

DOI:

https://doi.org/10.51161/conais2023/21819

Palavras-chave:

Simulação, Exame Físico, Enfermagem

Resumo

INTRODUÇÃO A simulação realística tem proporcionado a modernização e a ampliação das formas de ensino-aprendizado, perpassando os paradigmas do ensino tradicional. OBJETIVO: analisar os acertos dos alunos submetidos à simulação realística para o ensino do exame físico por estudantes de graduação em enfermagem. MÉTODOS: Estudo experimental, do tipo pré e pós-teste, realizado em uma Universidade Federal localizada no Nordeste do Brasil, com 30 estudantes do quarto período da graduação em Enfermagem, randomizados aleatoriamente em grupo intervenção e grupo controle. O grau de acerto foi verificado por meio do Teste T para Amostras Independentes. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição pesquisada, sob parecer: 2.057.709. RESULTADOS: Os resultados apresentaram uma diferença significativa entre as médias de acerto dos grupos, com p-valor de aproximadamente 0,0007. O índice de acertos do grupo intervenção foi superior ao grupo controle. DISCUSSÃO: A simulação realística é uma estratégia de ensino que apresenta aos discentes o contexto hospitalar e a abordagem ao paciente em um ambiente controlado com o intuito de estimular a fixação do conhecimento através da prática. Assim, o contato real com os conteúdos teóricos contribui para o aumento do êxito e a redução de erros cometidos na prestação do cuidado, garantindo a segurança do paciente e a redução de agravos associados à assistência. CONCLUSÃO: Os resultados deste estudo evidenciam o impacto positivo da simulação realística para o processo de ensino na graduação em enfermagem.

Downloads

Publicado

2023-09-22

Como Citar

Carino, A. C. C. ., Carvalho, C. G. ., Martins, C. C. G. ., Fernandes, R. M. ., Dantas, J. R. ., & Lira, A. L. B. de C. (2023). SIMULAÇÃO REALÍSTICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO EM ENFERMAGEM. Revista Multidisciplinar Em Saúde, 4(3), 603–607. https://doi.org/10.51161/conais2023/21819

Edição

Seção

IV Congresso Nacional de Inovações em Saúde

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)