SIMULAÇÃO CLÍNICA
APLICABILIDADE E BENEFÍCIOS PARA A ÁREA DA SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/20866Palavras-chave:
Treinamento por simulação, Segurança do paciente, Educação em saúdeResumo
INTRODUÇÃO: A atuação dos profissionais na prestação de cuidado seguro e com qualidade aos pacientes exige o desenvolvimento e aprimoramento do raciocínio lógico e capacidade de tomada de decisão. Em vista disso, os cursos da área da saúde têm buscado inserir em sua grande curricular o uso da simulação, com o objetivo de melhorar a autoconfiança e desenvolver as competências necessárias para a prática clínica. OBJETIVO: Apresentar a definição de simulação clínica, sua aplicabilidade e principais tipos, bem como os benefícios para a área da saúde e segurança do paciente. MÉTODOS: Trata-se de um estudo qualitativo do tipo revisão narrativa. Para a identificação dos estudos, foram realizadas buscas nas fontes de dados SciELO, MEDLINE, Biblioteca Virtual em Saúde, Google Acadêmico, e complementação do material com pesquisas encontradas em buscas adicionais. Todo o material foi lido e organizado em busca de alcançar o objetivo proposto. RESULTADOS: A simulação clínica é uma estratégia pedagógica que tem por objetivo permitir a experiência do participante em um ambiente seguro, buscando evitar a exposição a riscos desnecessários. As simulações podem ser divididas em três etapas: briefing/pré-briefing, cenário e debriefing. Ademias, podem ser categorizadas quanto ao ambiente - off-site, intrahospitalar ou in situ, quanto aos instrumentos utilizados – role play, paciente simulado ou paciente padronizado, e grau de fidelidade – baixa, moderada ou alta. Em vista de seus benefícios, as práticas de simulação são valiosas em todos os ambientes em que haja grandes riscos de danos a pacientes e profissionais, sendo eficaz tanto para iniciantes quanto para a revisitação de conhecimentos e sucessivos treinos em busca de aprimoramento da prática. CONCLUSÃO: A partir do levantamento realizado, a simulação clínica mostra-se como uma ferramenta efetiva para a educação de profissionais de saúde. Embora ainda existam lacunas a serem preenchidas, a literatura demonstra benefícios do uso dessa metodologia
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.