STORYTELLING COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ESTUDO DA SAÚDE DO IDOSO

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Ana Cecilia Cardozo Soares
  • Samara dos Reis Nepomuceno
  • Isabele e Silva Sousa
  • Francisco Mardones dos Santos Bernardo
  • Jocilene da Silva Paiva
  • Emilia Soares Chaves Rouberte

DOI:

https://doi.org/10.51161/conais2023/22948

Palavras-chave:

Enfermagem, Ensino, Tecnologia

Resumo

INTRODUÇÃO: o estudo sobre as diversas fases da vida é imprescindível à formação dos futuros profissionais de saúde. Inclui-se nisto especialmente a atenção a saúde do idoso, população vulnerável em virtude do contexto biológico e social em que estão. OBJETIVO: relatar a experiência de acadêmicos em enfermagem durante a construção de uma tecnologia leve, para contação de histórias, como ferramenta de apoio à disciplina de saúde do idoso. MÉTODOS: trata-se de um relato experiência, decorrido em junho de 2023, no decurso das atividades da disciplina “Processo de cuidar em saúde do idoso”. A partir dos achados sociodemográficos e clínicos de uma visita domiciliar construiu-se o storytelling sobre a experiência. RESULTADOS: a tecnologia apresentou-se como uma estratégia didática, inovadora e singular para transmissão do caso clínico. Baseando-se nos principais aspectos evidenciados na entrevista e exame físico, elaborou-se um roteiro, o qual abrangeu história pessoal e clínica. Entretanto, como preconiza a técnica utilizada, os estudantes buscaram repassar a narrativa destacando elementos estratégicos. CONCLUSÃO: A partir desta experiência os acadêmicos exercitaram conhecimentos importantes para a prática de enfermagem, como a anamnese e examinação, mas também o raciocínio em saúde por meio do Storytelling, visto que precisaram traçar diagnósticos e intervenções de enfermagem e, por sua vez apresentá-las de forma inovadora no contexto da sala de aula.

Downloads

Publicado

2023-09-22

Como Citar

Soares, A. C. C. ., Nepomuceno, S. dos R. ., Sousa, I. e S. ., Bernardo, F. M. dos S. ., Paiva, J. da S. ., & Rouberte, E. S. C. . (2023). STORYTELLING COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ESTUDO DA SAÚDE DO IDOSO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Multidisciplinar Em Saúde, 4(3), 47–52. https://doi.org/10.51161/conais2023/22948

Edição

Seção

IV Congresso Nacional de Inovações em Saúde