STORYTELLING COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ESTUDO DA SAÚDE DO IDOSO
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/22948Palavras-chave:
Enfermagem, Ensino, TecnologiaResumo
INTRODUÇÃO: o estudo sobre as diversas fases da vida é imprescindível à formação dos futuros profissionais de saúde. Inclui-se nisto especialmente a atenção a saúde do idoso, população vulnerável em virtude do contexto biológico e social em que estão. OBJETIVO: relatar a experiência de acadêmicos em enfermagem durante a construção de uma tecnologia leve, para contação de histórias, como ferramenta de apoio à disciplina de saúde do idoso. MÉTODOS: trata-se de um relato experiência, decorrido em junho de 2023, no decurso das atividades da disciplina “Processo de cuidar em saúde do idoso”. A partir dos achados sociodemográficos e clínicos de uma visita domiciliar construiu-se o storytelling sobre a experiência. RESULTADOS: a tecnologia apresentou-se como uma estratégia didática, inovadora e singular para transmissão do caso clínico. Baseando-se nos principais aspectos evidenciados na entrevista e exame físico, elaborou-se um roteiro, o qual abrangeu história pessoal e clínica. Entretanto, como preconiza a técnica utilizada, os estudantes buscaram repassar a narrativa destacando elementos estratégicos. CONCLUSÃO: A partir desta experiência os acadêmicos exercitaram conhecimentos importantes para a prática de enfermagem, como a anamnese e examinação, mas também o raciocínio em saúde por meio do Storytelling, visto que precisaram traçar diagnósticos e intervenções de enfermagem e, por sua vez apresentá-las de forma inovadora no contexto da sala de aula.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.