O USO DA SIMULAÇÃO REALÍSTICA EM UMA EXTENSÃO CURRICULARIZADA NO CURSO DE ENFERMAGEM
RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/21835Palavras-chave:
Primeiros Socorros, Metodologias de Ensino, ExtensãoResumo
INTRODUÇÃO: A formação universitária é alicerçada na integração entre ensino, pesquisa e extensão. As atividades extensionistas visam desenvolver o pensamento crítico-reflexivo e a responsabilidade social. Em defesa do cuidado a vida o graduando de Enfermagem, em atividade extensionista desenvolve ações promotoras de saúde, com ênfase em ações de Educação em Saúde. Para promover saúde à comunidade, é necessário utilizar de metodologias ativas de ensino, dentre as quais a simulação realística estimula o participante a desenvolver habilidades técnicas, trabalho em equipe e autonomia para lidar com situações de crise. OBJETIVO: Relatar a experiência de graduandas de enfermagem, durante uma ação extensionista que utilizou como metodologia ativa de ensino a Simulação Realística (SR). MÉTODOS: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, sobre a vivência de acadêmicas da Universidade Federal de Pernambuco, durante os meses de março a maio de 2023, no Projeto de Extensão intitulado “Educação em saúde na formação de escolares e de trabalhadores como multiplicadores em primeiros socorros em um contexto de cultura de paz e segurança”. Através da atividade extensionista utilizamos da metodologia ativa, com emprego da SR para tratar do tema primeiros socorros na comunidade, com o intuito de formar multiplicadores em saúde. CONCLUSÃO: A metodologia Simulação Realística (SR) estimula o processo ensino aprendizagem educativo em saúde em primeiros socorros, estimulando o pensamento crítico-reflexivo para analisar e intervir com segurança no auxílio a vítima. Ao atuarem como educadores em saúde é possível agregar a formação técnica científica, desenvoltura teórico-metodológica, além de competências organizacionais e ético-humanísticas é necessário consolidar os conhecimentos adquiridos no processo de formação profissional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.