O USO DA SIMULAÇÃO REALÍSTICA EM UMA EXTENSÃO CURRICULARIZADA NO CURSO DE ENFERMAGEM

RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Thays Mylena Lima da Silva
  • Renata Amorim Demétrio
  • Maria Eduarda vasconcelos Cavalcanti
  • Samara Kethellen Araújo Nascimento
  • Estela Maria Leite Meirelles Monteiro

DOI:

https://doi.org/10.51161/conais2023/21835

Palavras-chave:

Primeiros Socorros, Metodologias de Ensino, Extensão

Resumo

INTRODUÇÃO: A formação universitária é alicerçada na integração entre ensino, pesquisa e extensão. As atividades extensionistas visam desenvolver o pensamento crítico-reflexivo e a responsabilidade social. Em defesa do cuidado a vida o graduando de Enfermagem, em atividade extensionista desenvolve ações promotoras de saúde, com ênfase em ações de Educação em Saúde. Para promover saúde à comunidade, é necessário utilizar de metodologias ativas de ensino, dentre as quais a simulação realística estimula o participante a desenvolver habilidades técnicas, trabalho em equipe e autonomia para lidar com situações de crise. OBJETIVO: Relatar a experiência de graduandas de enfermagem, durante uma ação extensionista que utilizou como metodologia ativa de ensino a Simulação Realística (SR). MÉTODOS: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, sobre a vivência de acadêmicas da Universidade Federal de Pernambuco, durante os meses de março a maio de 2023, no Projeto de Extensão intitulado “Educação em saúde na formação de escolares e de trabalhadores como multiplicadores em primeiros socorros em um contexto de cultura de paz e segurança”. Através da atividade extensionista utilizamos da metodologia ativa, com emprego da SR para tratar do tema primeiros socorros na comunidade, com o intuito de formar multiplicadores em saúde. CONCLUSÃO: A metodologia Simulação Realística (SR) estimula o processo ensino aprendizagem educativo em saúde em primeiros socorros, estimulando o pensamento crítico-reflexivo para analisar e intervir com segurança no auxílio a vítima. Ao atuarem como educadores em saúde é possível agregar a formação técnica científica, desenvoltura teórico-metodológica, além de competências organizacionais e ético-humanísticas é necessário consolidar os conhecimentos adquiridos no processo de formação profissional.

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Publicado

2023-09-22

Como Citar

Silva, T. M. L. da ., Demétrio, R. A. ., Cavalcanti, M. E. vasconcelos ., Nascimento, S. K. A. ., & Monteiro, E. M. L. M. . (2023). O USO DA SIMULAÇÃO REALÍSTICA EM UMA EXTENSÃO CURRICULARIZADA NO CURSO DE ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Multidisciplinar Em Saúde, 4(3), 560–566. https://doi.org/10.51161/conais2023/21835

Edição

Seção

IV Congresso Nacional de Inovações em Saúde

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