“ESTOU NO BBB!”: O USO DE METODOLOGIA ATIVA COMO ESTRATÉGIA DE AVALIAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE PÓS TREINAMENTO

Autores

  • Thays Mylena Lima da Silva
  • Rebeka Ferreira Coelho
  • Flaviana Cristina Santiago Maciel Fernandes
  • Viviane Fragoso de Souza
  • Mariana Luiza de Acioly Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.51161/conais2023/20925

Palavras-chave:

Educação Permanente, Tecnologias Educativas, Metodologias de Ensino

Resumo

INTRODUÇÃO: A educação na saúde é definida como uma formação e desenvolvimento pessoal para atuação em saúde, a qual pode ser utilizada em duas diferentes modalidades: Educação Permanente em Saúde (EPS) e Educação Continuada. A EPS, é uma estratégia que utiliza de metodologias onde o indivíduo que aprende detém autonomia e protagonismo do processo de ensino-aprendizagem.OBJETIVO: Relatar a experiência de graduandas de enfermagem, durante estágio extracurricular no Programa de Educação Permanente em unidade terciária especializada do SUS, ao implementar uma metodologia ativa como estratégia de avaliação dos profissionais pós treinamento. MÉTODOS: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência sobre a ação desenvolvida no mês de Setembro de 2022, em alusão ao Dia Mundial da Segurança do Paciente. A estratégia educacional, denominada de Big fone, consistiu em realizar ligações ‘surpresas’ para os diferentes setores do hospital, contendo perguntas pré-selecionadas, relacionadas à meta internacional de segurança do paciente nº 3 - segurança na administração de medicamentos de alta vigilância.RESULTADOS: Na ação desenvolvida participaram 16 setores da unidade, sendo a amostra composta por 32 profissionais onde observou-se a boa adesão desses, propiciando, uma reflexão coletiva sobre a temática em questão. Visto que ao utilizarmos de inovações educacionais é possível avaliar além dos erros e acertos, mas sim a capacidade de autonomia e autoavaliação dos profissionais no processo de ensino aprendizagem. CONCLUSÃO: Estratégias como estas devem fazer parte da rotina de treinamentos, visto que propicia a criação de um pensamento crítico-reflexivo dentro do espaço de trabalho,como também estimula o profissional enfermeiro e o estagiário de enfermagem a desenvolver inovações de ensino como recurso de promoção à saúde.

Downloads

Publicado

2023-09-22

Como Citar

Lima da Silva, T. M., Ferreira Coelho, R., Santiago Maciel Fernandes, F. C., Fragoso de Souza, V., & de Acioly Rodrigues, M. L. (2023). “ESTOU NO BBB!”: O USO DE METODOLOGIA ATIVA COMO ESTRATÉGIA DE AVALIAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE PÓS TREINAMENTO. Revista Multidisciplinar Em Saúde, 4(3), 1026–1032. https://doi.org/10.51161/conais2023/20925

Edição

Seção

IV Congresso Nacional de Inovações em Saúde