“ESTOU NO BBB!”: O USO DE METODOLOGIA ATIVA COMO ESTRATÉGIA DE AVALIAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE PÓS TREINAMENTO
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/20925Palavras-chave:
Educação Permanente, Tecnologias Educativas, Metodologias de EnsinoResumo
INTRODUÇÃO: A educação na saúde é definida como uma formação e desenvolvimento pessoal para atuação em saúde, a qual pode ser utilizada em duas diferentes modalidades: Educação Permanente em Saúde (EPS) e Educação Continuada. A EPS, é uma estratégia que utiliza de metodologias onde o indivíduo que aprende detém autonomia e protagonismo do processo de ensino-aprendizagem.OBJETIVO: Relatar a experiência de graduandas de enfermagem, durante estágio extracurricular no Programa de Educação Permanente em unidade terciária especializada do SUS, ao implementar uma metodologia ativa como estratégia de avaliação dos profissionais pós treinamento. MÉTODOS: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência sobre a ação desenvolvida no mês de Setembro de 2022, em alusão ao Dia Mundial da Segurança do Paciente. A estratégia educacional, denominada de Big fone, consistiu em realizar ligações ‘surpresas’ para os diferentes setores do hospital, contendo perguntas pré-selecionadas, relacionadas à meta internacional de segurança do paciente nº 3 - segurança na administração de medicamentos de alta vigilância.RESULTADOS: Na ação desenvolvida participaram 16 setores da unidade, sendo a amostra composta por 32 profissionais onde observou-se a boa adesão desses, propiciando, uma reflexão coletiva sobre a temática em questão. Visto que ao utilizarmos de inovações educacionais é possível avaliar além dos erros e acertos, mas sim a capacidade de autonomia e autoavaliação dos profissionais no processo de ensino aprendizagem. CONCLUSÃO: Estratégias como estas devem fazer parte da rotina de treinamentos, visto que propicia a criação de um pensamento crítico-reflexivo dentro do espaço de trabalho,como também estimula o profissional enfermeiro e o estagiário de enfermagem a desenvolver inovações de ensino como recurso de promoção à saúde.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.