PROPOSTA INTERPROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM ASSISTÊNCIA PERINATAL NO CONTEXTO DA PANDEMIA COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/21803Palavras-chave:
Assistência perinatal, Educação Permanente, Pandemia COVID-19Resumo
INTRODUÇÃO: O Método Canguru é um modelo de assistência perinatal qualificado e humanizado, no cuidado ao recém-nascido de baixo peso e à sua família. A equipe interdisciplinar precisa de educação permanente em saúde para garantir a qualidade da assistência. OBJETIVO: Relatar a experiência de uma capacitação em uma Unidade de Cuidados Intermediários Canguru, na pandemia da COVID-19. MÉTODOS: Relato de experiência de capacitação interprofissional online, em uma maternidade pública, no período de 30 de julho a 09 de dezembro de 2020. As reuniões eram quinzenais, por meio do Microsoft Teams. Os temas abordados envolveram as diferentes áreas profissionais contempladas na atuação do Método Canguru. Não houve necessidade de submissão ao Comitê de Ética em Pesquisa por não envolver dados dos participantes. RESULTADOS: Ocorreram 11 encontros com média de 13 participantes. A capacitação no formato on-line permitiu a maior adesão dos colaboradores e discussão de casos, trazer evidências atuais sobre diferentes temáticas, integrar a equipe e favorecer a prática interdisciplinar. Profissionais e residentes passaram a dedicarse à pesquisa e à produção científica. DISCUSSÃO: Os grupos de discussões devem ser integrados ao Método Canguru, para manter uma prática baseada em evidências e garantir melhor qualidade de vida aos bebês e suas famílias, além de favorecer o autocuidado dos colaboradores. Diante do contexto desafiador, foi necessário ter resiliência e pensar em novas possibilidades. Então, as autoras deste relato, deram início à “Capacitação UCINCa: troca de conhecimentos em período de pandemia”, na modalidade virtual. CONCLUSÃO: A educação permanente em saúde tem relevância para uma atenção qualificada e baseada em evidências, além de todas as beneficies para o convívio da equipe.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.