PROPOSTA INTERPROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM ASSISTÊNCIA PERINATAL NO CONTEXTO DA PANDEMIA COVID-19

Autores

  • Mariana Carvalho da Costa
  • Ana Paula Sabino de Medeiros Neves
  • Maria Clara de Araújo Silva Cavalcanti
  • Elisa Sonehara de Morais

DOI:

https://doi.org/10.51161/conais2023/21803

Palavras-chave:

Assistência perinatal, Educação Permanente, Pandemia COVID-19

Resumo

INTRODUÇÃO: O Método Canguru é um modelo de assistência perinatal qualificado e humanizado, no cuidado ao recém-nascido de baixo peso e à sua família. A equipe interdisciplinar precisa de educação permanente em saúde para garantir a qualidade da assistência. OBJETIVO: Relatar a experiência de uma capacitação em uma Unidade de Cuidados Intermediários Canguru, na pandemia da COVID-19. MÉTODOS: Relato de experiência de capacitação interprofissional online, em uma maternidade pública, no período de 30 de julho a 09 de dezembro de 2020. As reuniões eram quinzenais, por meio do Microsoft Teams. Os temas abordados envolveram as diferentes áreas profissionais contempladas na atuação do Método Canguru. Não houve necessidade de submissão ao Comitê de Ética em Pesquisa por não envolver dados dos participantes. RESULTADOS: Ocorreram 11 encontros com média de 13 participantes. A capacitação no formato on-line permitiu a maior adesão dos colaboradores e discussão de casos, trazer evidências atuais sobre diferentes temáticas, integrar a equipe e favorecer a prática interdisciplinar. Profissionais e residentes passaram a dedicarse à pesquisa e à produção científica. DISCUSSÃO: Os grupos de discussões devem ser integrados ao Método Canguru, para manter uma prática baseada em evidências e garantir melhor qualidade de vida aos bebês e suas famílias, além de favorecer o autocuidado dos colaboradores. Diante do contexto desafiador, foi necessário ter resiliência e pensar em novas possibilidades. Então, as autoras deste relato, deram início à “Capacitação UCINCa: troca de conhecimentos em período de pandemia”, na modalidade virtual. CONCLUSÃO: A educação permanente em saúde tem relevância para uma atenção qualificada e baseada em evidências, além de todas as beneficies para o convívio da equipe.

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Publicado

2023-09-22

Como Citar

Costa, M. C. da, Neves, . A. P. S. de M. ., Cavalcanti, M. C. de A. S. ., & Morais, E. S. de . (2023). PROPOSTA INTERPROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM ASSISTÊNCIA PERINATAL NO CONTEXTO DA PANDEMIA COVID-19. Revista Multidisciplinar Em Saúde, 4(3), 614–619. https://doi.org/10.51161/conais2023/21803

Edição

Seção

IV Congresso Nacional de Inovações em Saúde

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