ANÁLISE EXPLORATÓRIA DA OBRA PÍLULAS AZUIS COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE

Autores

  • Bruno Guilherme Gravata
  • João Pedro Panin Soares
  • Thaís Rodrigues dos Santos
  • Beatriz Pereira Cavalcanti
  • Fabiano Antonio Cadioli

DOI:

https://doi.org/10.51161/conais2023/20954

Palavras-chave:

história em quadrinho, educação em saúde, métodos de ensino

Resumo

INTRODUÇÃO: As infecções pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) são designadas como um grave problema de saúde pública em todo o mundo e à respeito da desinformação acerca do tema, o autor Frederik Peeters aborda em sua obra autobiográfica “Pílulas Azuis” (2001) a evolução do relacionamento amoroso de um casal, sendo uma pessoa soropositiva. OBJETIVO: Verificar se há possibilidade de aproveitamento da obra como método didático para ações educativas no meio acadêmico e não acadêmico, atuando como fonte de informação e comunicação de temáticas de políticas públicas para a promoção de educação e prevenção em saúde. MÉTODOS: Trata-se de um estudo de análise exploratória documental com avaliação da hipótese se há viabilidade do uso da HQ (história em quadrinhos) como ferramenta de educação em saúde, foi realizada a análise com base na capacidade de sensibilização, conscientização, acessibilidade da linguagem, facilidade de distribuição, embasamento científico. RESULTADOS: Foi verificado que a obra possui características de didatismo com potencial transformador de sensibilização ao apresentar uma abordagem auto biográfica baseada nas experiências reais do autor, além de potencial informativo conferido pela linguagem acessível e de fácil compreensão, permitindo a instrução de diversas faixas etárias, potencial de regionalização pela facilidade de distribuição da obra, que se encontra disponível em redes comerciais tanto físicas quanto virtuais e embasamento científico ao abordar o atendimento humanizado com o médico do casal. CONCLUSÃO: A obra possui capacidade de ser utilizada como recurso de material de educação a ser aplicada aos diferentes métodos de ensino de acordo com as necessidades do educador.

Downloads

Publicado

2023-09-22

Como Citar

Gravata, B. G. ., Soares, J. P. P. ., Santos, T. R. dos ., Cavalcanti, B. P. ., & Cadioli, F. A. . (2023). ANÁLISE EXPLORATÓRIA DA OBRA PÍLULAS AZUIS COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE. Revista Multidisciplinar Em Saúde, 4(3), 902–907. https://doi.org/10.51161/conais2023/20954

Edição

Seção

IV Congresso Nacional de Inovações em Saúde

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)