ANÁLISE EXPLORATÓRIA DA OBRA PÍLULAS AZUIS COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/20954Palavras-chave:
história em quadrinho, educação em saúde, métodos de ensinoResumo
INTRODUÇÃO: As infecções pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) são designadas como um grave problema de saúde pública em todo o mundo e à respeito da desinformação acerca do tema, o autor Frederik Peeters aborda em sua obra autobiográfica “Pílulas Azuis” (2001) a evolução do relacionamento amoroso de um casal, sendo uma pessoa soropositiva. OBJETIVO: Verificar se há possibilidade de aproveitamento da obra como método didático para ações educativas no meio acadêmico e não acadêmico, atuando como fonte de informação e comunicação de temáticas de políticas públicas para a promoção de educação e prevenção em saúde. MÉTODOS: Trata-se de um estudo de análise exploratória documental com avaliação da hipótese se há viabilidade do uso da HQ (história em quadrinhos) como ferramenta de educação em saúde, foi realizada a análise com base na capacidade de sensibilização, conscientização, acessibilidade da linguagem, facilidade de distribuição, embasamento científico. RESULTADOS: Foi verificado que a obra possui características de didatismo com potencial transformador de sensibilização ao apresentar uma abordagem auto biográfica baseada nas experiências reais do autor, além de potencial informativo conferido pela linguagem acessível e de fácil compreensão, permitindo a instrução de diversas faixas etárias, potencial de regionalização pela facilidade de distribuição da obra, que se encontra disponível em redes comerciais tanto físicas quanto virtuais e embasamento científico ao abordar o atendimento humanizado com o médico do casal. CONCLUSÃO: A obra possui capacidade de ser utilizada como recurso de material de educação a ser aplicada aos diferentes métodos de ensino de acordo com as necessidades do educador.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.