PROCESSO EDUCATIVO ACERCA DAS PLANTAS MEDICINAIS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ATIVIDADE DA CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO

Autores

  • Antonela Sophia de Lima Carvalho
  • Dayane Belarmino da Silva Cabral
  • Ashley dos Santos Bezerra
  • Karina Maria da Silva Bezerra
  • Maria Bianca Vieira Sarmento
  • Janaína Gonçalves da Silva Melo

DOI:

https://doi.org/10.51161/conais2023/20276

Palavras-chave:

Plantas medicinais, Uso racional, Curricularização da Extensão

Resumo

INTRODUÇÃO: O uso de plantas medicinais e medicamentos que utilizam essas plantas como base de sua fórmula possui vasta aceitação pelo mundo e tem comprovação científica de sua efetividade. Além disso os fitoterápicos são atrelados fortemente a cultura da população, em que estes possuem conhecimento sobre o efeito dessas plantas que foram passados entre gerações, associando a crença de cura ou controle de doenças. A Resolução CNE/CNE Nº 07, de 18 de dezembro de 2018, estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e a implantação da curricularização da extensão pelas instituições de ensino superior. OBJETIVO: Relatar a experiência de discentes do primeiro período do curso de Farmácia da Faculdade Pernambucana de Saúde - FPS nas práticas da extensão curricularizada no módulo Práticas Integradas de Extensão I. MÉTODOS: Foram realizadas discussões em seminários e construções de mapas mentais e conceituais envolvendo assuntos como a importância do uso consciente de plantas medicinais e os seus benefícios e malefícios advindos do uso irracional. Após a consolidação do componente teórico o conhecimento sobre uso racional das plantas medicinais foi levado aos adolescentes do sexto ano de uma escola municipal, estes foram divididos em 04 equipes para realizarem as provas da gincana. RESULTADOS: As espécies vegetais elencadas a serem trabalhadas nos desafios foram: babosa, camomila, capim santo, erva cidreira, boldo, hortelã, calêndula e alecrim. As provas constituíram das dinâmicas de análise sensorial, jogo da memória, caça ao tesouro e caça-palavras, com duração e pontuação pré-estabelecidas. A equipe vencedora foi premiada com medalhas e mudas de plantas. CONCLUSÃO: A curricularização da extensão possibilita instigar os discentes sobre o senso crítico e reflexivo em relação a um determinado assunto e o compartilhar deste para além dos muros da instituição de ensino superior. As atividades propostas foram exitosas e significativas para os adolescentes e extensionistas.

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Publicado

2023-09-22

Como Citar

de Lima Carvalho, A. S., Belarmino da Silva Cabral, D., dos Santos Bezerra, A., da Silva Bezerra, K. M., Vieira Sarmento, M. B., & Gonçalves da Silva Melo, J. (2023). PROCESSO EDUCATIVO ACERCA DAS PLANTAS MEDICINAIS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ATIVIDADE DA CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO. Revista Multidisciplinar Em Saúde, 4(3), 749–755. https://doi.org/10.51161/conais2023/20276

Edição

Seção

IV Congresso Nacional de Inovações em Saúde

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