ABORDAGEM INTERPROFISSIONAL COMO ESTRATÉGIA DE ATENDIMENTO

RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CENTRO DE ATENÇÃO E APRENDIZAGEM INTERPROFISSIONAL – CAAIS

Autores

  • Camila de Carvalho Gomes
  • Caroline Inocêncio Times de Carvalho Novaes Lima
  • Maria Clara Moraes de Freitas
  • Marina Santos Menezes
  • Janaína Gonçalves da Silva Melo
  • Lígia Pereira da Silva Barros

DOI:

https://doi.org/10.51161/conais2023/20479

Palavras-chave:

Educação Interprofissional, Atenção Primária à Saúde, Aprendizado Colaborativo

Resumo

INTRODUÇÃO: A interprofissionalidade é o desenvolvimento de uma prática de cuidado à saúde, harmônica e integrada entre os profissionais de diferentes disciplinas da mesma instituição ou distintas, em resposta às necessidades dos usuários. Consiste em um conjunto de processos e determinantes que influenciam e que são inerentes às iniciativas de educação e colaboração interprofissional com relação direta entre estes conceitos, tendo como pressupostos básicos a prática centrada no usuário. OBJETIVO: Relatar a experiência vivenciada por estudantes do 5º período de nutrição da Faculdade Pernambucana de Saúde no avançado Centro de Atenção e Aprendizagem Interprofissional (CAAIS) no estágio de vivência da prática profissional. METÓDOS: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, que foi realizado no período de março a maio de 2023. A sistematização do estudo se deu a partir da vivência ativa e passiva no processo de planejamento, atendimento, acompanhamento, avaliação e elaboração de conduta interprofissional. RESULTADOS: O estudo revela um aumento significativo na capacidade dos estudantes de nutrição em desenvolver habilidades interprofissionais. As experiências vivenciadas proporcionaram uma compreensão mais abrangente das necessidades dos usuários dos serviços de saúde. Os resultados destacam a importância de programas de estágio que promovem vivências práticas interprofissionais como uma forma eficaz de capacitação dos futuros profissionais de saúde. CONCLUSÃO: A experiência com uma equipe interprofissional, permitiu um entendimento da necessidade, relevância e complexidade que constitui esse modelo de atendimento, elucidando que a colaboração entre profissionais de diferentes áreas melhora o suporte oferecido aos pacientes.

Downloads

Publicado

2023-09-22

Como Citar

de Carvalho Gomes, C., Inocêncio Times de Carvalho Novaes Lima, . C., Moraes de Freitas, . M. C., Santos Menezes, M., Gonçalves da Silva Melo, J., & Pereira da Silva Barros, L. (2023). ABORDAGEM INTERPROFISSIONAL COMO ESTRATÉGIA DE ATENDIMENTO: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CENTRO DE ATENÇÃO E APRENDIZAGEM INTERPROFISSIONAL – CAAIS. Revista Multidisciplinar Em Saúde, 4(3), 774–780. https://doi.org/10.51161/conais2023/20479

Edição

Seção

IV Congresso Nacional de Inovações em Saúde

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)