DIALOGICIDADE DA EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL EM EXTENSÃO CURRICULAR: UMA EXPERIÊNCIA NA GRADUAÇÃO DE PSICOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/20912Palavras-chave:
Extensão, Educação Interprofissional, PsicologiaResumo
INTRODUÇÃO:O debate sobre o atendimento centrado no usuário tem crescido e evidenciado a necessidade de atenção interprofissional e, embora a extensão curricular seja um conceito em construção, tem grande potencial para competências e habilidades na formação de psicólogos. Porém, é necessário uma disponibilidade dos profissionais em lidar com os outros na sua alteridade. OBJETIVO:Analisar a dialogicidade na construção da interprofissionalidade em projeto de Extensão Curricular na graduação em Psicologia, discutindo a sua importância para a formação profissional de psicólogos. MÉTODOS:Pesquisa qualitativa de relato de experiência a partir de diários de campo construídos por uma turma de 55 estudantes do primeiro período de Psicologia de uma faculdade privada em Recife/PE acerca de suas experiências em projeto de extensão envolvendo atividades interprofissionais com cursos de Farmácia e Nutrição. RESULTADOS:O enfoque temático do projeto foi a realização de atividades teórico-vivenciais e reflexões em sala de aula sobre desigualdade e vulnerabilidade social, bem como implicações destas na atuação do profissional de saúde. Os estudantes foram sensibilizados quanto aos objetivos, papel da extensão curricular e elaboraram sobre a sua importância para a formação profissional em saúde de forma interprofissional. DISCUSSÃO: A educação interprofissional em saúde é uma construção processual, dialógica e simbólica, com aproximações, tensionamentos e adaptações criativas nas relações eu-outros. A extensão curricular, com proposta interprofissional, mostrou-se como caminho promissor de aprendizagem ativa na formação em Psicologia, assim como em outras áreas da saúde. CONCLUSÃO:Foi possível perceber as potências e desafios de se construir uma educação interprofissional, sendo necessário provocar reflexões acerca da integração aos estudantes, ampliando o olhar do futuro profissional de saúde, sendo imprescindível a continuação desse estudo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.