DIALOGICIDADE DA EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL EM EXTENSÃO CURRICULAR: UMA EXPERIÊNCIA NA GRADUAÇÃO DE PSICOLOGIA

Autores

  • Rebeca Fernandes Penha
  • 2Beatriz Soares da Silveira
  • Gabriela Ventura Coelho
  • Maria Luísa Milano Casado dos Santos
  • Nathaly Maria Ferreira-Novaes Ferreira-Novaes

DOI:

https://doi.org/10.51161/conais2023/20912

Palavras-chave:

Extensão, Educação Interprofissional, Psicologia

Resumo

INTRODUÇÃO:O debate sobre o atendimento centrado no usuário tem crescido e evidenciado a necessidade de atenção interprofissional e, embora a extensão curricular seja um conceito em construção, tem grande potencial para competências e habilidades na formação de psicólogos. Porém, é necessário uma disponibilidade dos profissionais em lidar com os outros na sua alteridade. OBJETIVO:Analisar a dialogicidade na construção da interprofissionalidade em projeto de Extensão Curricular na graduação em Psicologia, discutindo a sua importância para a formação profissional de psicólogos. MÉTODOS:Pesquisa qualitativa de relato de experiência a partir de diários de campo construídos por uma turma de 55 estudantes do primeiro período de Psicologia de uma faculdade privada em Recife/PE acerca de suas experiências em projeto de extensão envolvendo atividades interprofissionais com cursos de Farmácia e Nutrição. RESULTADOS:O enfoque temático do projeto foi a realização de atividades teórico-vivenciais e reflexões em sala de aula sobre desigualdade e vulnerabilidade social, bem como implicações destas na atuação do profissional de saúde. Os estudantes foram sensibilizados quanto aos objetivos, papel da extensão curricular e elaboraram sobre a sua importância para a formação profissional em saúde de forma interprofissional. DISCUSSÃO: A educação interprofissional em saúde é uma construção processual, dialógica e simbólica, com aproximações, tensionamentos e adaptações criativas nas relações eu-outros. A extensão curricular, com proposta interprofissional, mostrou-se como caminho promissor de aprendizagem ativa na formação em Psicologia, assim como em outras áreas da saúde. CONCLUSÃO:Foi possível perceber as potências e desafios de se construir uma educação interprofissional, sendo necessário provocar reflexões acerca da integração aos estudantes, ampliando o olhar do futuro profissional de saúde, sendo imprescindível a continuação desse estudo.

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Publicado

2023-09-22

Como Citar

Penha, R. F. ., Silveira, 2Beatriz S. da ., Coelho, G. V. ., Santos, . M. L. M. C. dos ., & Ferreira-Novaes, N. M. F.-N. (2023). DIALOGICIDADE DA EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL EM EXTENSÃO CURRICULAR: UMA EXPERIÊNCIA NA GRADUAÇÃO DE PSICOLOGIA. Revista Multidisciplinar Em Saúde, 4(3), 1052–1057. https://doi.org/10.51161/conais2023/20912

Edição

Seção

IV Congresso Nacional de Inovações em Saúde

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