ASPECTOS ÉTICOS DO USO DE REDES SOCIAIS PARA EMPREENDEDORISMO EM PSICOLOGIA

UMA PESQUISA DOCUMENTAL

Autores

  • Emanuelly Mota Silva Rodrigues
  • Erasmo Miessa Ruiz

DOI:

https://doi.org/10.51161/conais2023/21431

Palavras-chave:

Rede social online, Empreendedorismo, Prática Psicológica

Resumo

INTRODUÇÃO: Com o advento das redes sociais ganhamos não apenas espaço de entretenimento e educação, mas de empreendedorismo. Apesar de ser uma ciência voltada para o cuidado, ter como compromisso social a assistência sem beneficio próprio em casos de catástrofes e de tornar o acesso à assistência acessível a todos, não podemos esquecer que se trata de uma prestação de serviço, e como tal deve ser levado em conta os aspectos de reconhecimento e renumeração adequados. OBJETIVO: Analisar documentos emitidos pelo Conselho Federal de Psicologia que norteiem a ética no uso das redes sociais. MÉTODOS: Foi realizada em março de 2023 uma pesquisa documental no site do Conselho Federal de Psicologia com o descritor "redes sociais". Em seguida, foi rcalizada uma articulação entre o resultado e o Código de Ética Profissional. RESULTADOS: Como resultado houve apenas um documento intitulado "Nota técnica sobre o uso profissional das redes sociais: publicidade e cuidados éticos". Percebe-se que no marketing digital nos conectamos à pessoas, por isso a importância de um perfil em que o psicólogo também apareça, apresente um pouco sobre seus interesses e percepções. No entanto precisamos observar questões burocráticas quanto essa divulgação, cuidado à não promoção de preconceitos e apresentar uma imagem não condizente ao esperado de um psicólogo ético, a importância do sigilo, dentre outros. CONCLUSÃO: É direito do profissional psicólogo a divulgação de seus serviços, inclusive através das redes sociais, sendo assim recursos não só de fortalecimento empreendedor, mas de promoção de saúde mental para a população. Os preceitos éticos, sobretudo os apresentados no Código de Ética Profissional da psicologia devem ser respeitados em qualquer contexto, inclusive nas redes sociais. Cabe a nós o desafio de realizar adaptações justas, respeitosas e humanas. Apesar da sua relevância há poucos documentos norteadores para psicólogos acerca do empreendedorismo nas redes sociais.

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Publicado

2023-09-23

Como Citar

Rodrigues, . E. M. S. ., & Ruiz, E. M. . (2023). ASPECTOS ÉTICOS DO USO DE REDES SOCIAIS PARA EMPREENDEDORISMO EM PSICOLOGIA: UMA PESQUISA DOCUMENTAL. Revista Multidisciplinar Em Saúde, 4(3), 1277–1282. https://doi.org/10.51161/conais2023/21431

Edição

Seção

IV Congresso Nacional de Inovações em Saúde