ASPECTOS ÉTICOS DO USO DE REDES SOCIAIS PARA EMPREENDEDORISMO EM PSICOLOGIA
UMA PESQUISA DOCUMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/21431Palavras-chave:
Rede social online, Empreendedorismo, Prática PsicológicaResumo
INTRODUÇÃO: Com o advento das redes sociais ganhamos não apenas espaço de entretenimento e educação, mas de empreendedorismo. Apesar de ser uma ciência voltada para o cuidado, ter como compromisso social a assistência sem beneficio próprio em casos de catástrofes e de tornar o acesso à assistência acessível a todos, não podemos esquecer que se trata de uma prestação de serviço, e como tal deve ser levado em conta os aspectos de reconhecimento e renumeração adequados. OBJETIVO: Analisar documentos emitidos pelo Conselho Federal de Psicologia que norteiem a ética no uso das redes sociais. MÉTODOS: Foi realizada em março de 2023 uma pesquisa documental no site do Conselho Federal de Psicologia com o descritor "redes sociais". Em seguida, foi rcalizada uma articulação entre o resultado e o Código de Ética Profissional. RESULTADOS: Como resultado houve apenas um documento intitulado "Nota técnica sobre o uso profissional das redes sociais: publicidade e cuidados éticos". Percebe-se que no marketing digital nos conectamos à pessoas, por isso a importância de um perfil em que o psicólogo também apareça, apresente um pouco sobre seus interesses e percepções. No entanto precisamos observar questões burocráticas quanto essa divulgação, cuidado à não promoção de preconceitos e apresentar uma imagem não condizente ao esperado de um psicólogo ético, a importância do sigilo, dentre outros. CONCLUSÃO: É direito do profissional psicólogo a divulgação de seus serviços, inclusive através das redes sociais, sendo assim recursos não só de fortalecimento empreendedor, mas de promoção de saúde mental para a população. Os preceitos éticos, sobretudo os apresentados no Código de Ética Profissional da psicologia devem ser respeitados em qualquer contexto, inclusive nas redes sociais. Cabe a nós o desafio de realizar adaptações justas, respeitosas e humanas. Apesar da sua relevância há poucos documentos norteadores para psicólogos acerca do empreendedorismo nas redes sociais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.