INTERVENÇÃO COM TREINAMENTO FUNCIONAL ONLINE PARA IDOSAS COM DOENÇA VENOSA CRÔNICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/21874Palavras-chave:
Insuficiência Venosa, Exercício Físico, IdososResumo
INTRODUÇÃO: Diante da pandemia do novo COVID-19, o distanciamento social atingiu a população mundial, com recomendações e limitações, sobretudo para pessoas em grupos de risco, como idosos e doentes crônicos. Nesse panorama, o estilo de vida da maioria da população foi alterado, com a adoção de comportamentos que impactaram de forma negativa na qualidade de vida. OBJETIVO: Descrever a aplicação de intervenção com treinamento funcional online para idosas com diagnóstico de DVC durante o período do distanciamento social provocado pela COVID-19. MÉTODOS: Trata-se de um relato de experiência de uma intervenção com exercício físico online, sob supervisão para 13 idosas (≥ 60 anos). No total foram 24 sessões, duração de 45 minutos, três sessões/semanais, com três momentos: aquecimento (mobilidade, alongamento); parte principal (cardiorrespiratório e resistência muscular localizada com foco em membros inferiores); volta à calma (alongamento). RESULTADOS: Favoreceu uma experiência inovadora para os graduandos, resultou em relatos positivos na funcionalidade; na redução das queixas dos sintomas da DVC, principalmente “sensação de peso nas pernas” e “diminuição da mobilidade do tornozelo”. Além disso, houve um aprendizado básico ao acesso à internet para as sessões online, fortaleceu os relacionamentos. CONCLUSÃO: A intervenção foi um estímulo importante para a prática de atividades físicas durante o distanciamento social, atuou na melhoria da funcionalidade, redução de sintomas de DVC e bem-estar. Possibilitando um aprendizado inovador para os estudantes de graduação em Educação Física.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.