UTILIZAÇÃO DE MEDIDAS DIRETAS DO NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA PROVENIENTES DE SMARTWATCHES E SUA ASSOCIAÇÃO COM DESFECHOS EM SAÚDE DE IDOSOS COMUNITÁRIOS UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/22927Palavras-chave:
Envelhecimento, Quedas, Dispositivos Eletrônicos VestíveisResumo
INTRODUÇÃO: O nível de atividade física tende a diminuir com o envelhecimento do indivíduo. Essa redução pode trazer desfechos adversos à saúde do idoso, como risco de quedas e o medo de cair. Dentre as diversas ferramentas de mensuração do nível de atividade física, tem-se as medidas objetivas provenientes de smartwatches. OBJETIVO: Verificar a relação entre o nível de atividade física de idosos comunitários coletados por smartwatches e sua relação e o medo de cair. MÉTODOS: Trata-se de um estudo de caráter longitudinal em que idosos comunitários de ambos sexos, foram acompanhados durante seis meses com pulseiras de monitoramento (smartwatch Garmin Forerunner 245), acerca do nível de atividade física (tempo gasto em atividades físicas moderadas e vigorosas), quedas no último ano (autorrelato) e medo de cair por meio do instrumento Falls Efficacy Scale - International (FES-I). RESULTADOS: A maioria dos participantes não relatou queda no último ano (65,8%), a média de pontuação da FES-I foi de 26 pontos. A média de tempo dos níveis de atividade física moderadas foi de 70 min/dia (DP ± 0,26) e de 39,97 min/dia (DP ± 0,36) a média de atividades vigorosas. Não houve correlação significativa entre o nível de atividade física e o medo de cair no período de seguimento do estudo. CONCLUSÃO: Os idosos apresentaram um bom nível de atividade, acima do ideal preconizado pelas organizações de saúde, contudo quando feitas as correlações com o nível de atividade física e o medo de cair, não apresentou relações significativas, sendo necessárias novas análises multivariadas para novas conclusões.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.