ÍNDICE DE VULNERABILIDADE DE IDOSOS QUE PROCURAM O SERVIÇO AMBULATORIAL DE FISIOTERAPIA DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.51161/integrar/rems/4463Palavras-chave:
Envelhecimento; Análise de Vulnerabilidade; Idoso; Fisioterapia; Declínio funcional.Resumo
RESUMO
Objetivo: Mensurar o índice de vulnerabilidade dos idosos admitidos no serviço de fisioterapia de um Hospital Universitário. Metodologia: Trata-se de um estudo observacional transversal com pacientes do ambulatório de fisioterapia do HU/EBSERH, no qual idosos foram avaliados pelo setor de triagem através da aplicação do VES-13 entre janeiro de 2022 a janeiro de 2023. Os instrumentos utilizados foram: Questionário sociodemográfico e Vulnerable Elders Survey (VES-13) Resultados: A amostra foi composta de 240 idosos, chegou-se a um valor de 72,5% idosos classificados como vulneráveis. Conclusão: Este estudo identifica que muitos idosos atendidos no HU-UFJF estão em risco de fragilização, destacando a necessidade de intervenções preventivas e de promoção da saúde para essa população. Fatores como sexo feminino, presença de comorbidades e ocorrência de quedas estão associados à vulnerabilidade.
Palavras-chaves: Envelhecimento; Análise de Vulnerabilidade; Idoso; Fisioterapia; Declínio funcional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Multidisciplinar em Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.